Elaborar uma pauta pode ser mais trabalhoso do que gerar o conteúdo em si. Descobrir sobre o que falar às vezes demanda tempo e paciência, ao passo que discorrer sobre o assunto pode ser muito mais fácil, já que ele faz parte da sua área de atuação, na maioria dos casos.
Veja, por exemplo, um jornalista esportivo que precisa fazer uma matéria sobre o jogo de futebol de ontem. Ele já conhece os jogadores, o técnico, as pontuações de cada time na tabela e muitos outros dados importantes. Assim, na hora em que for redigir a matéria bastará apenas casar esse conhecimento específico com os acontecimentos da partida do dia anterior.
Agora, para o editor do jornal a tarefa é escolher o que irá virar notícia ou não. Ou seja: criar uma pauta. Esse trabalho é muito semelhante ao de gestores de conteúdo em blogs ou páginas da internet. Como selecionar temas que agradem e atraiam a atenção do público, para assim fazer uma pauta perfeita? Parece complicado, mas a boa notícia é que existem ferramentas que auxiliam você na criação da pauta. Selecionamos três essenciais a seguir. Acompanhe:
1. SEM Rush
Ferramenta usada para monitorar seus concorrentes e extrair insights sobre os conteúdos abordados por eles. Siga o passo a passo:
2. Google Trends
Ferramenta do próprio Google, que disponibiliza a você resultados das buscas de usuários, de maneira organizada. Como usar? Acompanhe a seguir:
3. Google Alerts
Essa é outra ferramenta muito interessante do gigante de buscas, que informa você tão logo um tema do seu interesse vira notícia. Com ele, fica muito mais fácil manter-se atualizado e criar a pauta perfeita. Veja como usar:
Isso foi só o começo.
Essas são três ferramentas que podem auxiliar você a criar uma pauta perfeita. No entanto, existem muitas outras. Para se aprofundar no assunto e saber mais sobre geração de conteúdo, entre em contato com a Labbo, agência especialista em Marketing Digital. Até a próxima!
Estamos preparando um novo site incrível para vocês. Fiquem ligados e em breve compartilharemos mais essa novidade.
Labbo, digital desde 2000.