A Elephant Parade

A Elephant Parade é hoje a exposição de arte ao ar livre mais relevante no mundo. Já passou por 18 países, teve mais de 1.300 esculturas customizadas e gerou milhões para a preservação dos elefantes asiáticos, causa original do evento.

Além de viabilizar a vinda da Elephant Parade para o Brasil, a Labbo assumiu também o papel de agência digital oficial da marca em todo o território brasileiro.

O Desafio

O primeiro evento da Elephant Parade no Brasil seria em Floripa, mas como viabilizar um evento longo, de custo elevado e de uma marca ainda desconhecida no Brasil? Como complicador, estávamos passando pela maior crise econômica da história do pais, com as empresas diminuindo drasticamente os investimentos em marketing.

A Estratégia da Labbo

Considerando um cenário econômico nada animador, uma marca desconhecida e o fato de que toda a divulgação deveria ser orgânica (sem sequer impulsionar posts nas mídias sociais, exigência da Elephant Parade International) a estratégia de comunicação da Labbo foi aquela que vale pra toda e qualquer marca: encantar os clientes, neste caso os possíveis patrocinadores.

Toda a estratégia foi traçada no sentido de impactar emocionalmente as pessoas, o que comprovadamente aumenta muito o engajamento. E, felizmente, a própria Elephant Parade possui uma história belíssima, bastava apenas que ela fosse contada da maneira correta.

Em parceria com a Propague, que criou a campanha “offline” para as várias fases do evento e da Vocali fazendo a assessoria de imprensa, a Labbo focou todos os seus esforços de comunicação nas mídias socias, especialmente o Facebook. Lá, com uma geração de conteúdo de qualidade, a base de fãs foi crescendo rapidamente e eles eram incentivados a acessar o site do evento, onde os interessados em saber mais transformavam-se em leads que eram enviados para o departamento de captação comercial da EP Brasil.

Como Planejamos e Executamos as Várias Fases do Evento

O evento foi longo e um bom planejamento foi fundamental para promover de maneira adequada cada fase do projeto.

Detalhamento das ações:

Planejamento

  • Planejamento estratégico
  • Criação de guidelines
  • Definição de personas
  • Cronograma de campanhas

Design, Conteúdo & Ads

  1. Redação
  2. Design
  3. Monitoramento
  4. Interações com o público
  5. Marketing de conteúdo
  6. elaboração e envio de newsletters planejadas para prospeção e institucionais
  7. Análise de dados
  8. Facebook Ads
  9. Google Analytics
  10. Google AdWords – Pesquisa e Remarketing

Desenvolvimento:

  • Desenvolvimento e Criação do Site
  • Promoção de Eventos Especiais
  • Press Conference do presidente da Elephant Parade International, Mike Spits;
  • Chamada aos artistas;
  • Visita da da Consul Geral da Tailândia em São Paulo, Sra. Thassanee Wanick;
  • Coquetel de Lançamento;
  • Leilão Beneficente.

Redes Sociais – Elephant Parade Brasil

Parceiros:

  • Vocali – Acessória de Imprensa
  • Jurerê Internacional
  • Cristal BroadCast – Produtora de Vídeo
  • Propague  – Agência Offline
  • Mariana Costa – Fotografia

Ações fase 01:

  • Forte trabalho de E-mail Marketing para a prospecção de novos patrocinadores
  • Estudo das Edições Anteriores
  • Planejamento estratégico para o lançamento da Exposição
  • Depoimento das empresas patrocinadoras
  • Chamada para os artistas
  • Projetos Pré-Selecionados

 

 

Ações fase 02:

  • Prospecção de Patrocinadores e Parceiros ao longo do evento
  • Ateliê dos Artistas No período de pintura, a organização disponibiliza um ateliê oficial aos artistas participantes, onde os projetos de pintura viram realidade sob os olhos do público.
  • We Love Mosha – Campanha para conquistar o público com a história que deu origem ao evento
  • Campanha Duelo de Gingantes patrocinada pela Liderança Serviços – com o apoio dos maiores times do estado de Santa Catarina o Avaí e o Figueirense
  • Campanha Nunca foi tão Fácil Encontrar Elefantes em Florianópolis – inspirada na
  • brincadeira “Cadê Wally?”
  • Sazonalidades como: Aniversário de Florianópolis; Páscoa; Natal; Dia das mães

 

Ações fase 03:

  • Campanha do Lançamento do Leilão Beneficente – Online e  Offline
  • Anúncios em AdWords
  • Depoimento dos compradores do Leilão
  • #TBT

 

Cobertura ao vivo:

Mapa com a localização de todos os elefantes expostos

Causas apoiadas:

Contra a Farra do Boi

Números totais:

  • 81 elefantes patrocinados;
  • 128 dias de pinturas;
  • 142 dias de exposição;
  • 60 empresas patrocinadoras;
  • 82 artistas participantes;
  • 31 entidades beneficiadas com os recursos do leilão;
  • R$150.975,00 mil reais doados a entidades locais e projetos de preservação do elefante;

Países atingidos com a comunicação:

  • Argentina
  • Holanda
  • Estados Unidos
  • Luxemburgo
  • Paris
  • China
  • Tailândia