As novas tendências Social Media: Snapchat e Spotify – parte 1

Um dos botões do teclado poderia resumir muito bem o que é a internet. Você sabe que tecla é essa? Estamos falando do famoso F5, que realiza o comando responsável por atualizar uma página.

Internet é isso: atualização constante e ininterrupta. A cada segundo a Wikipedia ganha milhares de novas páginas, o YouTube recebe horas e horas de vídeos e o Facebook, milhares de posts. O que podemos extrair desse exemplo? Muitos aprendizados. No entanto, hoje focaremos em apenas um deles.

A lição a ser levada do artigo de hoje é a seguinte: instale um botão F5 na sua cabeça e na de todos os profissionais que trabalham com qualquer área que envolva internet ou tecnologia. Dizemos isso porque manter-se atualizado garantirá não só a sobrevivência da sua empresa no mercado, mas também uma presença relevante no universo digital.

Por isso, em nosso artigo falaremos sobre duas tendências de Social Media que só têm crescido: Snapchat e Spotify.  Para podermos aprofundar o conteúdo, separamos o artigo em duas partes. Nos tópicos a seguir você encontrará uma introdução sobre o tema e no segundo artigo estarão as informações mais detalhadas.

 

Snapchat

Essa é a rede social mais usada pelos jovens (de cada 10 usuários, 5 têm entre 13 e 17 anos e 3 entre 18 e 24 anos. Ou seja: 80% do público é composto por pessoas com menos de 24 anos). Pelo aplicativo é possível compartilhar “snaps”, ou seja: momentos curtos gravados a partir de fotos ou vídeos. O diferencial é que esses registros podem ficar disponíveis apenas por um determinado período de tempo.

 

E como as marcas poderiam interagir nessa plataforma?

Aposte em materiais inéditos

As pessoas que usam o Snapchat compartilham nessa rede fotos e vídeos que não publicariam no Facebook ou Instagram, por exemplo. Ou seja: Snapchat pode ser visto como uma plataforma onde são postados conteúdos exclusivos.

Sendo assim, aproveite-se desse fato e crie material específico para o Snapchat. A diretriz principal é focar no humor e na descontração, características do aplicativo. Você pode, por exemplo, mostrar os preparativos da sua loja para uma promoção, uma brincadeira entre os funcionários ou  até exibir algumas áreas da sua empresa que ninguém conhece, como o terraço, o refeitório ou os estoques. Lembre-se que o público é jovem e que nessa faixa etária a curiosidade é maior que tudo.

 

Spotify

Música em qualquer lugar. Mas não qualquer música: a música que você gosta. Essa é a proposta do Spotify, aplicativo que concentra um enorme acervo de áudio e ainda conecta você e seus amigos a partir do Facebook.

 

Quais as oportunidades para as marcas?

Selecione conteúdo (músicas) que conversam com sua marca e seu público

A estratégia mais frequente consiste em criar uma playlist da sua empresa/marca. Apesar de não ser novidade, funciona muito bem porque – como todos sabemos – a música é capaz de criar uma atmosfera que revela qual o humor ou a personalidade de alguém. Sendo assim, marcas de lingerie apostam em playlists cheias de músicas pop e românticas, enquanto marcas de motos e carros off road investem em seleções com bastante rock n´roll.

Não deixe de conferir a segunda parte desse artigo, que aborda técnicas mais aprofundadas para estratégias de marketing digital nas redes sociais: Snapchat e Spotify.

Esse conteúdo é trazido a você pela Labbo, agência especializada em marketing digital. Entre em contato e saiba mais não apenas sobre as redes sociais do momento, mas também sobre como valorizar a sua empresa nesse universo.

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