Atualmente, mais de 1,8 bilhão de pessoas usam o Facebook mensalmente. Trata-se da maior rede social do mundo, que funciona, não apenas como um dos principais canais de comunicação da atualidade, mas também como um dos maiores influenciadores do Marketing Digital.

Usando as ferramentas de marketing do Facebook e do Instagram é possível atrair novos clientes e também trabalhar na construção de um relacionamento mais duradouro com o público da sua marca.

01 - Facebook e Instagram

Mas é preciso estar atento, já que a rede social está sempre buscando otimizar a experiência do usuário, bem como a relação com os anunciantes e, por isso, lança, com frequência, novos formatos e atualiza, constantemente, suas regras.

Exemplo disso foi o fim da restrição de 20% de texto nos anúncios. Antes, o Facebook rejeitava anúncios que continham mais de 20% de texto na imagem. Mas desde o ano passado, a regra mudou. A análise agora é baseada em quatro categorias de concentração de texto: boa, baixa, média e alta; reduzindo-se o alcance do anúncio na medida em que aumenta a concentração de texto sobre a imagem.

Confira outras características dos anúncios do Facebook Ads e entenda melhor como essa rede social pode ajudar a atingir os objetivos de marketing da sua empresa.

 

Objetivos de marketing

Para criar um anúncio no Facebook Ads, o primeiro passo é definir o objetivo de marketing que deverá ser atingido pela publicação. Ou seja, o que você quer que as pessoas façam quando virem seu anúncio.

02 - objetivos-de-marketing

Pode ser um anúncio que gere Reconhecimento da marca, mais focado no alcance da publicação (visualizações) do que em ações do usuário.

Pode ser um anúncio de Consideração, para gerar tráfego em um site, envolvimentos com a publicação, gerar cadastros ou instalações de aplicativo.

Ou pode, ainda, ser um anúncio focado em Conversões específicas, como vendas de produtos ou visitas ao estabelecimento.

O importante é que o objetivo escolhido esteja alinhado com as metas comerciais como um todo, dentro do contexto de um bom planejamento de marketing.

 

Formatos de anúncios

Além de escolher o objetivo de marketing a atingir com o anúncio, o Facebook Ads permite publicações em diversos formatos que podem ser usados criativamente: sejam fotos, vídeos, carrossel de imagens, apresentações multimídias com fotos diversas ou com vídeo, ou até um canvas, para uma experiência mais imersiva misturando fotos, textos e vídeos.

03---formatos-de-anuncio

Tipicamente, os formatos de anúncios do Facebook e do Instagram Ads são direcionados a obter cadastros, divulgar links ou anunciar produtos diretamente.

E também há uma diferenciação entre os botões que podem ser usados, como “Curtir página”, “Entrar em contato” ou “Comprar agora”, por exemplo.

 

Novos formatos e opções

Recentemente, o Facebook anunciou novidades:

A primeira foi o Facebook Stories, recurso similar ao do Snapchat, em que o usuário pode criar fotografias e vídeos com a interferência de filtros, efeitos gráficos e visuais diversos (histórias) e publicá-los temporariamente na rede.

A ferramenta Stories já podia ser usada, desde Agosto, no Instagram – rede social adquirida pelo Facebook – e agora também foi estendida ao app principal da marca.

04 - novos-formatos-e-opcoes

Outra novidade é o Facebook Collection, um novo formato de anúncio com um vídeo ou foto principal maior e, logo abaixo, diversas imagens relevantes de produtos. Ao clicar no anúncio, o usuário é levado a uma experiência mais imersiva, em uma página dentro do próprio Facebook, com imagens de até 50 produtos.

Assim, o anunciante pode usar uma imagem ou vídeo inspiracional para atrair o consumidor e já expor seus produtos em seguida. Ou seja, pode aliar o conceito institucional à venda em si.

O novo formato foi projetado com foco no mobile, com carregamento mais rápido e feito de forma contínua, para dar ao usuário uma experiência mais completa e ágil. Afinal, segundo o Facebook, atualmente, 45% das jornadas de compra incluem ações provenientes do mobile. E melhorar a experiência de compra do usuário pode até ampliar essa porcentagem.

 

Relatórios

Tão importante quanto estar presente e anunciar na maior rede social do mundo – aproveitando todos os formatos e novidades para atingir seus objetivos –, é analisar os relatórios de veiculação dos seus anúncios, de forma a otimizar cada vez mais suas divulgações.

05 - relatorios

O Facebook e o Instagram fornecem relatórios de desempenho do anúncio, incluindo: alcance; resultados, conforme objetivo escolhido; custo por resultado; e valor total gasto. Além disso, há também relatórios com dados demográficos e sobre posicionamento em cada uma das redes da marca (Facebook, Instagram, Audience Network, etc.).

Saber cruzar esses dados para gerar informações úteis aos objetivos de marketing da empresa é fundamental. E para isso, o apoio de especialistas em Marketing Digital pode ser muito útil. Podemos dizer até, recomendável.

Aliás, esse conhecimento técnico aprofundado é essencial não apenas para a análise de relatórios, como para todo o processo de criação de anúncios, direcionamento detalhado aos diferentes públicos por dados demográficos e por interesses, definição e uso criativo dos formatos e novidades do Facebook, aplicação de testes A/B para maior assertividade do target, disparos programados em horários e dias de maior interesse do público, etc.

Com tantas atualizações e especificações, contar com especialistas de Marketing Digital para controlar suas campanhas de Facebook Ads é a melhor estratégia para seus investimentos terem retornos mais efetivos para sua empresa.

 

Gostou do artigo? Sabia que a Labbo é especialista em Marketing Digital? Entre em contato para saber mais. Obrigado pela leitura.

Leia também: Por que contratar uma agência digital?

#anúncios no Facebook #anúncios no Intagram #canais de comunicação #Facebook #Facebook Ads #Formatos de anúncios Facebook #Formatos de anúncios Intagram #Instagram #marketing digital #rede social