Fazer predições sobre quais caminhos o Webdesign deve seguir em 2017 é difícil. Essa área está em constante transformação e a todo o momento a criatividade  – tanto dos desenvolvedores como dos designers – traz uma nova e melhor maneira de se relacionar e interagir com os usuários.

Observando tudo que foi usado em 2016 conseguimos sinais das inovações que vieram para ficar. Selecionamos nesse artigo as principais, para ajudar você, que planeja entrar em 2017 com um site novinho em folha, ou que quer dar uma modernizada na sua página que já está pronta. Afinal, novas tecnologias e funcionalidades sempre são o gatilho para melhorar o número de acessos à página, a conversão de vendas e a fidelização dos visitantes. Acompanhe a lista com atenção e boa leitura!

 

Diagramação “desalinhada”

Muitos sites em 2016 brincaram com a organização dos elementos da página. Explicamos melhor: designers gostam de trabalhar com grids, para deixar os títulos, textos, ícones e imagens de forma que cause um certo conforto visual. Além disso, o grid ajuda os desenvolvedores na hora de fazer a programação do site.

A ideia de vários webdesigners, no entanto, foi justamente “bagunçar” a diagramação da página, de maneira planejada. O resultado são elementos que a princípio parecem perdidos, mas que dentro da composição fazem sentido e chamam a atenção do usuário. Essa linguagem, muito comum no design e diagramação de cartazes, é uma tendência que vai ficar cada vez mais comum em 2017.

diagramacao-desalinhada

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

Fugir do grid chama a atenção dos usuários, deixando o site mais moderno. Esse efeito também aguça a curiosidade das pessoas, que querem continuar navegando para ver o que mais descobrem na página.

 

Tipografias ousadas

Testar e combinar fontes diferentes nos sites não é nenhuma novidade. O que chamou a atenção em 2016, no entanto, foi a maneira que os webdesigners encontraram para fazer da tipografia um elemento que salte aos olhos, concentrando a atenção dos usuários. Talvez o principal catalisador dessa evolução seja o crescimento de sites que oferecem fontes para web gratuitas ou a preços atraentes, como faz o Google Fonts e o Typekit.

tipografias ousadas

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

Fazer um estudo e mudar a tipografia do seu site é um trabalho relativamente rápido e prático, se comparado a outros itens que estão nessa lista; Parallax (item a seguir), por exemplo, já envolveria um pouco mais de trabalho, porque envolve a questão da programação, alinhada aos elementos gráficos.

 

Parallax

Assim como o item anterior, o Parallax não é uma novidade no mundo do Webdesign. O que chama a atenção são os novos usos criativos dessa funcionalidade. O conceito do Parallax é que alguns elementos do site se movimentam de maneira independente do restante da página. É uma maneira leve e bonita de criar animações simples com ícones, fotos, textos ou ilustrações, toda vez que o usuário faz a rolagem da página.

Parallax tendência

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

Parallax ajuda a deixar seu site atraente, aumentando o tempo de navegação do usuário em cada página. Funciona muito bem, também, para ajudar na “digestão” do conteúdo, ou seja: se o seu ramo de atuação envolve termos e textos muito técnicos, o Parallax facilita o entendimento, deixando a leitura agradável e, em alguns casos, até mesmo didática.

 

Micro-interações

A melhor forma de entender o que são micro-interações é pensando no exemplo do botão Like, do Facebook. Quando você clica nele, pelo celular, ele cresce, fica todo azul, e depois volta ao normal. Essa animação curta e divertida está cada vez mais presente nos sites, conforme acompanhamos em 2016.

Talvez a explicação seja a familiarização do usuário com esse tipo de interação, fruto do contato com redes sociais como Snapchat, Instagram e o próprio Facebook. Talvez você esteja se perguntando: o que uma animação de um ou dois segundos pode agregar ao meu site? Realmente, pode parecer insignificante, mas as pessoas gostam de se surpreender e sentir que a página “responde” às interações dela. Assim, o usuário se sente mais confortável e feliz, aumentando as chances de uma possível nova visita.

Tendências de micro interações 2017

 

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

Além do que comentamos acima, atualmente poucos sites trazem micro-interações. Isso significa que é a chance da sua página antecipar esse movimento que em breve vai crescer muito.

 

Diferentes formatos de navegação

Você já parou para pensar por que a navegação das páginas é sempre de cima para baixo ou de baixo para cima? Esse formato, vertical, é o mais comum, mas não o único. Em 2016, os webdesigners e programadores brincaram bastante com formatos de navegação experimentais. Há alguns que não usam rolagem, apenas cliques, enquanto outros fazem o usuário navegar horizontalmente. Se bem usado, esse recurso mantém o usuário no site por mais tempo, aumentando também o número de páginas internas que ele acessa.

navegações tendências

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

Formatos experimentais de navegação ajudam a quebrar a monotonia dos sites institucionais. Se você precisa surpreender os visitantes, mesmo que não tenha nenhum conteúdo novo para oferecer, um formato diferenciado de navegação pode ser a solução que você procura. Além disso, diferentes formatos de navegação performam muito bem em landing pages.

 

Vídeo em tela cheia na página inicial

Se você precisa passar muitas informações de uma só vez, pode usar uma imagem e um bloco de texto. No entanto, o resultado pode parecer cansativo. Um formato que despontou em 2016 foi o dos vídeos na tela inicial, mas com uma diferença: eles ocupam a tela toda (full-screen).

Há alguns anos, esse formato já havia tentado aparecer, mas as limitações da velocidade da internet traziam problemas de performance e faziam com que sites com vídeo em full-screen demorassem muito para carregar. Hoje, além das conexões mais rápidas e estáveis, as máquinas estão com processadores melhores, o que fez com que vários sites adotassem essa ideia.

Se o vídeo tiver boa definição e o conteúdo for pertinente para o usuário, a experiência dele no site será positiva, aumentando até as chances de que indique a página para conhecidos.

Vídeo-em-tela-cheia-na-página-inicial2

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

O investimento pode ser um pouco mais alto, mas o retorno é muito interessante. Além do seu site ficar mais atraente esteticamente, logo ao entrar o usuário já encontra no vídeo as principais informações de que necessita, criando assim uma conexão forte e rápida com a sua empresa.

 

Ilustrações

Emoticons e memes são a febre da internet. Esses dois formatos são tão comuns porque são fáceis de serem reproduzidos e  – principalmente – porque divertem as pessoas. Webdesigners sabem que fica um tanto quanto fora de contexto rechear um site profissional com vários emoticons ou memes. No entanto, há outro jeito de deixar o conteúdo mais leve e divertido: ilustrações.

Vários sites em 2016 adotaram as ilustrações como principal diferencial gráfico da página. Os motivos são simples: normalmente é mais econômico produzir uma ilustração do que fazer a produção de uma foto. Além disso, com a variedade de artistas e traços disponíveis, é muito mais fácil chegar a um traço que represente a personalidade da empresa. Por fim, as pessoas gostam de ilustrações. Os desenhos divertidos e leves chamam atenção e ajudam a criar empatia com o site.

illustrações

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

Com ilustrações você cria um estilo próprio para o seu site, a partir de um investimento menor, se comparado a grandes produções de foto ou vídeo.

 

Informações organizadas em cartões

Além de observamos esse item em vários sites, o próprio Google destacou essa tendência. Criar cartões ajuda a organizar as informações e separar blocos de conteúdo diferentes no seu site. O princípio é o mesmo dos cartões de memorização: você anota os dados mais importantes e depois coloca os cartões lado a lado, para comparar e entender o que está sendo apresentado.

Antes dos cartões, muitos dados eram apresentados em tabelas ou mesmo em texto, o que deixava a navegação cansativa e monótona. Com os cartões, em poucos segundos o usuário tem acesso ao que precisa, sendo esse fato decisivo para fechar uma compra, por exemplo.

cartões

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

Ao organizar as informações em cartões você atrai a atenção do seu consumidor apenas para o que importa. Cartões são perfeitos para ajudar a vender combos e também explicar a diferença entre planos de assinatura (gratuito, básico e premium, por exemplo).

 

Gradiente de cores

Em 2015 a tendência era o flat design: poucas cores, poucos elementos e nenhum degradê. A lógica era a do “menos é mais”, mas as marcas sentiram falta de pelo menos alguns elementos que representassem a própria personalidade. Os webdesigners resolveram essa questão abrindo o leque de cores e deixando os sites novamente mais coloridos, mas ainda com o cuidado de evitar elementos desnecessários.

gradientes

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

De acordo com esse pensamento, em 2017 os sites estarão mais coloridos do que nunca, e aqueles que não se atualizarem ficarão para trás, com um layout datado em 2015. Essa tendência é interessante para o seu site porque ao rever a paleta de cores você pode também aproveitar para mexer em outros elementos, como diagramação e tipografia.

 

Scroll “infinito”

Essa é outra tendência que não é novidade na internet, mas sim para os sites de empresas. Scroll “infinito” é quando a página atualiza mais informações assim que você chega ao fim dela, igual a como o Facebook faz com o feed de notícias.

Esse formato ficava restrito às redes sociais, pela dificuldade de alimentar a página com tantas informações que justificassem o scroll infinito. No entanto, algumas grandes empresas, principalmente da área de notícias e reportagens, encontraram nesse formato a solução para entreter os usuários e mantê-los na mesma página por muito tempo. A partir daí, a ideia se espalhou para sites de várias áreas.

scroll infinito

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

É mais fácil contar uma história se você não tiver interrupções. Ou seja: se você tem muito para falar sobre sua empresa ou seus produtos, e quer que as pessoas fiquem focadas no seu discurso, concentre e organize toda a informação em uma só página, com scroll “infinito”.

 

Essas são as 10 principais tendências de Webdesign para 2017. Claro, muitas outras novidades irão surgir ao longo do ano, mas se você se preparar desde já, pode se destacar desde agora em meio à concorrência.

A Labbo sempre pesquisa e implementa várias soluções digitais para fazer sua empresa e seus produtos se destacarem no mundo digital. Entre em contato para saber mais. Obrigado pela leitura!

Fonte: Creative Bloq
#Gradiente de cores #Ilustrações #Parallax #Scroll infinito #soluções digitais #tendência para site #tendências de Webdesign #Tendências de Webdesign para 2017 #Webdesign