Convencionou-se em nossa sociedade que em ocasiões e datas especiais é necessário entregar um presente para celebrar o momento. Assim acontece, por exemplo, em festas de aniversário, festas de casamento, batizados, formaturas e – é claro – Dia das Mães e Dia dos Pais.

Talvez o respeito aos progenitores, talvez a tradição da data ou talvez ainda – quem sabe – o forte investimento do varejo nessas datas faça com que elas sejam as mais rentáveis no ano para o comércio. Calcula-se que em 2014 o Dia dos Pais foi responsável por movimentar mais de um bilhão de reais, apenas no varejo on-line.

A praticidade da compra, aliada à vasta gama de opções atrai muitos filhos que buscam o presente ideal. E vale lembrar que, mesmo com a economia instável durante o primeiro semestre, as vendas no Dia das Mães foram boas, dando um fôlego aos comerciantes.

O artigo de hoje, portanto, ensina a extrair o máximo de benefícios dessa data, principalmente para empresas e empreendedores que se baseiam no formato do E-commerce. Acompanhe as orientações e boas vendas.
 

1. E-commerce ou M-commerce?
Prepare seu site para os dois. O Mobile Commerce conquista espaço a cada dia e pode fazer a diferença nesse Dia dos Pais. O que os especialistas recomendam é que você invista em uma versão responsiva do seu site, testando com antecedência se todas as etapas de compra podem ser feitas sem nenhum erro, dificuldade ou impedimento.

Se no momento não for possível deixar todo o seu site responsivo, a sugestão é que seja criada uma landing page específica, que pode ser aberta em telas de qualquer tamanho. Assim as chances de finalizar uma venda por um dispositivo móvel aumentam bastante.
 

2. Propaganda ainda é a alma do negócio
Crie promoções, tenha em estoque produtos diferenciados e divulgue tudo isso. Faça e-mail marketing, compre espaço para banners ou posts patrocinados em blogs segmentados e conte com a ajuda do Google Adwords. Aumentando o fluxo de visitantes para seu site aumenta também a chance de aumentar o volume de vendas.
 

3. Organize seu estoque e prepare toda a logística
Se o presente não chegar no prazo prometido, toda a surpresa será estragada. E um erro desse tipo não é esquecido pelo consumidor, que além de passar a boicotar sua empresa fará questão de expor a falha aos quatros cantos da internet.
 

4. Diminua as etapas até a compra
Quanto menos passos o consumidor precisar percorrer até fechar a compra, melhor. Por isso, analise e altere se necessário o caminho que a pessoa percorre, do momento em que chega ao seu site até a hora em que o pagamento é feito.

Separe produtos em listas, agrupe itens relacionados e organize-os por faixa de preço. Quanto menos cliques a pessoa usar, maior a chance da venda ser finalizada com sucesso.
 

5. Quando acaba não termina
Mesmo depois que a data acabar, lembre-se de manter o relacionamento com o consumidor. Dessa maneira as chances de que ele vire um cliente fiel são maiores, o que reflete também em um aumento do ticket médio nas próximas compras.

Essas são premissas que ajudam também em outras datas especiais. Para contar com um atendimento mais aprofundado e especializado, conte com a Labbo, que atua na área digital, entregando soluções personalizadas e de acordo com o porte da sua empresa.

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