Uma das discussões que tem levantado grandes debates atualmente é sobre a questão das estratégias de venda, desenhadas a partir de um estudo de marketing.

Por isso, separamos o artigo de hoje para ajudar a esclarecer essa questão, trazendo pontos de vista que não apenas auxiliarão você na defesa de suas campanhas on-line frente às empresas, mas que também irão ajudar você na hora de planejar uma campanha digital.

 

1. O foco está no inbound marketing

De acordo com o inbound marketing, o fluxo de vendas perfeito seria composto por quatro etapas essenciais:

  • Conquistar a atenção de possíveis visitantes a partir da oferta de conteúdo gratuito. Nesse caso, o conteúdo poderia estar um blog (com material relevante e exclusivo) ou na sua própria página (com formatos especiais para download, como e-books).
  • Transformar esses visitantes em leads. Como fazer isso? Conquistando a confiança deles (por isso a necessidade do conteúdo oferecido ser exclusivo e de qualidade).
  • Monitorar esses leads e oferecer produtos ou serviços focados nos interesses deles.
  • Fechar vendas, monitorar o pós-venda e recomeçar a estratégia.

Lembre-se desses pontos sempre que planejar sua campanha.

 

2. Personalização é a palavra-chave

Antes da internet as estratégias de venda eram similares a um tiro de canhão: o foco era atingir o maior número de pessoas. Ou seja: grande impacto, mas pouca precisão.

Atualmente, podemos dizer que as estratégias de venda estão muito mais para um atirador de elite: muito mais discretas, com foco em apenas uma pessoa. Essa transformação na abordagem aconteceu devido ao consumidor hiperconectado, cuja atenção fica pulverizada em diferentes canais. Portanto, para conquistar a atenção dele é preciso no mínimo chamá-lo pelo nome ou colocar em exposição produtos que ele gosta muito.

Lembre-se, então: para uma boa estratégia de vendas é necessário tratar o consumidor como um conhecido, ou seja: sabendo tudo sobre ele e conversando com ele, ao invés de apenas falar, falar e falar sobre os benefícios do seu produto ou empresa. E como fazer isso?

 

3. A personalização de e-mails marketing é fundamental para aumentar as vendas

Personalizar e-mails não é apenas colocar o nome da pessoa no assunto. É saber quem é essa pessoa, do que ela gosta e com que frequência acessa seu site. Assim você poderá fazer disparos estratégicos. Por exemplo: se uma parte dos seus leads costuma fazer compras sempre no fim do mês, a melhor solução seria focar em relacionamento durante as primeiras semanas, deixando para os últimos dias do mês os e-mails hardsell.

Nessas mensagens, lembre-se de oferecer lançamentos e produtos similares aos que ele já comprou. Essa simples tática pode aumentar as suas vendas.

 

4. Analise todo o processo, encontre as falhas e agilize as soluções

Uma conta simples que você pode fazer é a seguinte: número de leads dividido por número de vendas efetivadas. Por exemplo: se uma empresa X possui 500 leads e fecha 5 vendas em uma semana, concluímos que são necessários 100 leads para fechar uma venda.

Nesse caso, é necessário aumentar o número de vendas, ou seja, investir em um relacionamento mais eficaz com os leads já conquistados.

Agora, se uma empresa Y possui 500 leads e fecha 100 vendas por semana, concluímos que de cada 5 leads, 1 efetua uma compra. A taxa de conversão é interessante e o que precisa ser feito é um investimento para aumentar o número de leads.

Encontre em qual caso sua empresa se encontra e invista nas melhorias.

 

Aplique o que você aprendeu hoje

Siga os passos do inbound marketing, invista na personalização das mensagens enviadas aos seus consumidores e monitore atentamente o comportamento de compra dos seus leads. A partir desses ensinamentos básicos de marketing digital você aumentará suas chances de encontrar sucesso nas estratégias de venda.

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