A escolha de uma rede social assemelha-se muito a uma escolha de mídia. Você precisa analisar o público, o alcance, o impacto e o investimento. Atualmente, há inúmeras opções de redes sociais, sendo prudente dedicar tempo a cada uma antes de sair criando perfil em todas.

No artigo de hoje separamos as quatro redes sociais mais usadas atualmente, mostrando as características de cada uma. A dica é que você analise qual delas combina melhor com o perfil da sua empresa. Depois que encontrar a rede ideal, invista nela, mas não despreze as outras. Fique sempre atento às mudanças desse mercado, porque o público na internet costuma ser muito volátil. Segue a lista que preparamos. Boa leitura.
 

1. Facebook
A página de empresas/marcas/personalidades é conhecida como Fanpage. O Facebook possui forte relevância entre o público, que o acessa diariamente, em vários períodos. Dependendo do perfil da marca, indica-se a atualização da Fanpage no mínimo três vezes por semana.

Adolescentes usam a rede social, mas já há estudos que indicam que muitos estão deixando o Facebook, assim como à época do “Orkutcídio”. Os motivos principais são postagens desinteressantes e presença de muitos familiares na rede (pai, mãe, tios, avós).
 

2. Instagram
Rede social focada em imagens. As postagens são feitas exclusivamente com fotos e vídeos, acompanhados ou não de texto. É uma rede social com maior presença entre jovens, que a preferem por ser mais dinâmica. Se você planeja criar um perfil, lembre-se sempre de investir em mensagens curtas e fotos muito bonitas ou – por outro lado – fotos propositalmente escrachadas, como acontece com os memes.
 

3. Pinterest
Também focada em fotos, essa rede social tem o diferencial de agrupar imagens em galerias. Os próprios usuários postam as fotos e podem criar álbuns para organizar as coleções. A rede é muito usada por fotógrafos, publicitários, estilistas e designers, apesar de atualmente o público estar em expansão, abrangendo diferentes perfis. Funciona muito bem para empresas que possuem produtos atraentes, como roupas, carros, celulares, etc.
 

4. Snapchat
É aqui que estão os jovens que fogem do Facebook. O público do Snapchat é muito jovem e usa a rede como forma de paquera ou troca rápida de mensagem. O aplicativo permite enviar fotos ou vídeos aos contatos, sendo esses arquivos exibidos apenas durante um período de tempo. Há também a opção de deixar esses registros fixos na linha do tempo da pessoa. Se a sua empresa se identifica com o público jovem e mensagens dinâmicas e divertidas, o Snapchat é perfeito para seu caso.
 

5. Bônus – Google Plus (?!)
Por último, você deve estar se perguntando: o que o Google Plus está fazendo nessa lista? Alguém usa ele? Bem, como dissemos anteriormente, o público digital é muito volátil. Até hoje, o Google + não emplacou. Mas essa rede social, do gigante de buscas, ainda recebe investimentos.

E como todos sabemos, o Google não dá passos incertos. Portanto, se a rede está no ar até hoje, é porque a empresa vislumbra algum futuro para ela. Vale a pena, portanto, acompanhá-la, para ser um dos primeiros a aproveitar as oportunidades, caso ela comece a fazer sucesso.

Essas são as redes sociais mais usadas atualmente. Existem também redes sociais menores, focadas em públicos específicos. Para conhecer mais sobre o universo digital, acompanhe as postagens da Labbo, que é especialista em Marketing Digital.

Obrigado pela leitura.

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