A internet e as redes sociais trouxeram um mundo de possibilidades para as empresas. Maior proximidade com o público, mais visibilidade para suas ações, menor custo para campanhas de publicidade, e assim por diante. Porém, junto com isso veio também a necessidade de profissionais qualificados para gerir as informações e a reputação das empresas na web, já que o poder de alcance das redes sociais pode ser um fator tanto positivo quanto negativo, dependendo da situação.

Muitas pessoas ainda se perguntam se é realmente necessário ter um profissional qualificado cuidando das redes sociais, já que, de certo ponto de vista, é fácil interagir nessas plataformas. Contudo, não basta saber fazer um post no Facebook, um tweet no Twitter e aplicar alguns filtros no Instagram. É preciso ir além do básico. Por esse motivo, vamos demonstrar hoje a importância deste profissional no mercado e em que ele pode fazer a diferença na sua empresa.

 

1. Redes sociais: gestão de relacionamentos

Não é à toa que muitas empresas estão se comprometendo nas redes sociais devido a comentários preconceituosos, falta de profissionalismo e comprometimento com o principal ativo das organizações: as pessoas. Pessoas têm sentimentos, expectativas e emoções, e são essas nuances que o profissional de redes sociais gerencia ao longo do dia.

Responder a um cliente insatisfeito, sanar dúvidas de um cliente que acaba de comprar um produto, fomentar o diálogo, ensinar as pessoas, coletar informações relevantes para a empresa, tudo isso tem a ver com relacionamento, e se a pessoa que você coloca para gerenciar suas redes sociais não possui as competências necessárias para essa atividade, uma grande catástrofe pode estar se formando.

 

2. Foco nos objetivos e direcionamento das ações da empresa

Tratar as redes sociais com amadorismo é fácil: postar qualquer coisa, comentar piadas, compartilhar frases famosas, etc. Mas, para realmente ter sucesso nesse meio, sua empresa precisa de:

  • Profissionalismo;

  • um objetivo para estar em cada rede social;

  • metas a serem atingidas com suas ações;

  • e, principalmente, retorno para o seu investimento.

Com um profissional de redes sociais qualificado, você tem ações direcionadas para os seus objetivos, métricas para acompanhamento dessas ações e indicadores que demonstram a eficácia de cada uma para o planejamento estratégico da sua empresa.

O profissional de redes sociais é habilitado para desenvolver estratégias de marketing em redes sociais que estejam em coerência com o perfil da sua empresa, respeitando sua cultura e identidade organizacional e trabalhando para que o empreendimento seja cada vez mais reconhecido e estabeleça uma presença online de qualidade.

 

3. Engajamento e fidelização: dois grandes objetivos das redes sociais

Um dos grandes objetivos das empresas com estratégias de marketing em redes sociais é promover o engajamento e a fidelização de sua audiência. Quando o trabalho é realizado por alguém sem experiência, o máximo que se obtém é um punhado de curtidas na fanpage da marca, um ou outro retweet e pronto.

Com o auxílio de um profissional qualificado para gerir as redes sociais, no entanto, você obtém interação, compartilhamento, conquista seguidores e gera tráfego não só nos seus perfis de redes sociais, mas também no seu site e no seu blog. Aumenta a conversão de leads, atrai mais clientes e gera receita a partir dessas ações.

Clientes engajados se tornam embaixadores das marcas, defendendo-as na internet e fora dela e agregando valor para a empresa sem custo algum. Ou seja, você potencializa sua visibilidade através da sua audiência e conquista mais clientes fiéis.

Estabelecer uma presença online com credibilidade e confiança depende de estratégias bem traçadas de marketing digital, do acompanhamento diário dos resultados e da manutenção das ações ao longo do tempo, visando otimizá-las cada vez mais. Ao optar por um profissional qualificado para gerir suas redes sociais, você tem a certeza de estar investindo em ações que trarão retorno não só de imagem, mas também financeiros.

Entendeu por que ter um profissional qualificado gerindo suas redes sociais é tão importante? Ou ainda ficou com alguma dúvida? Sua empresa já conta com alguém assim? Compartilhe com a gente nos comentários!

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