Uma das tendências que mais tem crescido atualmente é a que ficou conhecida pela sigla DIY Do it yourself ou, traduzindo, “faça você mesmo”.

Esse movimento já existe há muito tempo. Nas bancas de revista sempre foi fácil encontrar publicações que ensinavam como fazer um tipo específico de bordado ou uma receita prática de bolo. No entanto, a internet levou esse modelo a um novo patamar. Hoje é possível aprender sobre quase tudo on-line. Apenas assistindo alguns tutoriais e vídeos no YouTube você aprende a preparar bacon no microondas, tocar violão, fazer a maquiagem ou até mesmo a criar armadilhas caseiras para pulgas. Como você pode ver, as possibilidades são infinitas.

 

A internet garantiu a nossa independência?

Será então que ainda precisamos de alguém para desempenhar alguma tarefa para nós? Será que a internet e o modelo DIY não nos libertaram da dependência de ajuda exterior? Bem, a resposta é sim e não. Em alguns casos (normalmente os mais simples), a internet eliminou barreiras e a necessidade de um profissional. Você não precisa mais perguntar ao dono da lavanderia como tirar a mancha de desodorante da camisa, nem implorar ao chef qual o segredo daquele molho que você ama. Mas, por outro lado, você ainda precisa da lavanderia para lavar um edredon que não cabe na sua máquina. E fazer comida em casa não substitui a experiência de almoçar em um lugar especial.

 

Onde queremos chegar com essa conversa?

A introdução ficou longa, mas era necessária para que você se situasse no tema do nosso artigo de hoje: os motivos por que você deveria contratar uma agência digital. Ao longo do material selecionado para você explicamos por que o modelo DIY no marketing digital pode colocar sua marca ou empresa em risco.

O conteúdo foi separado em duas partes, que ao total abordam as seis principais razões para a contratação de uma agência digital.

 

1. A importância das ferramentas específicas

Fazer os reparos de uma casa não é uma tarefa extremamente complexa. Mas para isso você precisa de ferramentas e materiais específicos, que podem custar caro.

O mesmo acontece no universo do marketing digital. Há tarefas que você mesmo pode fazer, mas sem os programas ou serviços específicos fica quase impossível. Já imaginou, por exemplo, ter de disparar e-mails marketing inserindo os endereços dos destinatários, um por um? Ou fazer a análise de métricas contando o número de interações post por post?

Uma agência digital paga pelo uso de programas específicos e faz assinatura com prestadores de serviços, que realizam essas e outras tarefas com facilidade e segurança. Você poderia contratar também esses serviços? Sim, mas o investimento seria muito mais alto e faltaria o conhecimento específico para usá-los da maneira mais proveitosa possível. (Você pode até ter uma máquina de Raios-X, mas precisa de um profissional para fazer o laudo dos exames).

 

2. Parceiros de confiança

Imagine que surge a necessidade de fazer um vídeo para sua fanpage. Se você é atendido por uma agência digital, um redator criará o roteiro, o diretor de arte cuidará da estética e das imagens e um produtor orçará o filme.

Veja quantas pessoas são envolvidas no processo para que tudo saia de acordo com o planejado. E o mais importante é a última etapa: o produtor conhece vários parceiros de confiança para que o trabalho seja executado com valor justo e alta qualidade.

O trabalho pode ser feito sem o auxílio de uma agência digital? Sim. Nesse caso, você não pagaria o fee da agência ou o custo do projeto. Por outro lado, você mesmo teria que fazer todo o trabalho. Coloque no papel as suas horas de trabalho e a qualidade alcançada ao fim do projeto. Muitas vezes, o barato sai caro.

 

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Esse conteúdo é trazido a você pela Labbo Marketing Digital – agência 100% focada em marketing digital, com mais de 16 anos de experiência de mercado. Na segunda parte desse material você irá conferir sobre a diferença de conteúdo específico e generalista, a importância da experiência de uma agência digital, o diferencial de contar com profissionais especializados e a necessidade de alguém com visão do macroambiente.

 

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