Desenvolver uma campanha digital, é essencial para as empresas que desejam se posicionar bem na internet. Por isso, não dá para simplesmente pensar em algo, colocar em prática sem criar objetivos, metas, estipular cronogramas e mensurar resultados. E mais: existem técnicas específicas para as campanhas digitais.

Portanto, o que funciona bem em uma campanha tradicional não vai necessariamente ter o mesmo efeito na internet. E para que você entenda a importância de um planejamento estratégico nas campanhas digitais. Confira!
 

Sobre gerir uma marca na internet
Não basta simplesmente estar presente na internet. É preciso compreender com quem a empresa pretende falar para direcionar os discursos de modo a criar uma imagem positiva de sua marca. E para ter o alcance almejado é necessário desenvolver campanhas digitais, sempre embasadas em planejamentos estratégicos. Mas como fazer isso?
 

Desenvolvendo o planejamento estratégico para campanhas digitais
Para desenvolver um planejamento estratégico é preciso conhecer bem o público para qual se pretende vender, conhecer os hábitos de consumo dele, desejos e necessidades. Traçar as personas, isso é, um perfil imaginário de um consumidor ideal, que ajudará a sua equipe a entender com quem estão falando diariamente. Feito isso, é preciso saber com quais mídias e redes sociais este público interage melhor. E assim, começar a projetar as ações.

Primeiro, é preciso estabelecer objetivos. O que você pretende com a campanha? Aumentar o número de vendas? Criar uma imagem positiva? Ser referência em seu segmento? Atrair novos clientes? Depois de pensar o objetivo, você precisará saber o que é necessário para alcançá-lo. Quais são as ferramentas a serem utilizadas, qual a melhor linguagem, o design etc.

Avalie seus recursos financeiros, para que tudo o que foi pensando estrategicamente possa ser seguido à risca. E antes de iniciar a campanha é interessante criar um ambiente de teste, para saber o que é e o que não é funcional, o que precisa ser modificado, o que gerou melhor resultado etc.
 

Sobre a importância de mensurar os resultados no planejamento
Apesar de ser um tópico que se encaixa no desenvolvimento do planejamento estratégico para sua campanha digital, é preciso dar ênfase a ele, porque é aqui que muitos cometem o grave erro de negligenciar a mensuração dos resultados. É muito importante definir métricas e segui-las. Dessa forma, você consegue verificar se seu investimento está sendo válido ou se são necessárias alterações.

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para sites e blogs a qual permite que você conheça melhor o perfil de seu cliente, de qual região ele vem, as taxas de conversão etc. A própria página do Facebook também permite que você faça estes acompanhamentos. Existem muitas formas de se medir como estão as suas ações e este é um importante passo do planejamento que não pode ser deixado de lado.

O desenvolvimento de um planejamento estratégico para uma campanha de mídia precisa ser feito por uma equipe de profissionais capacitados.

Caso você precise de ajuda, a Labbo está à sua disposição para auxiliá-lo neste processo.

E se tiver algum comentário ou sugestão, comente!

#campanha #campanha digital #Facebook #internet #Labbo #métricas #planejamento #planejamento estratégico