Intranet: compartilhar informações em grupos de trabalho

Mais cedo ou mais tarde sua empresa vai precisar de uma Intranet. Cada vez mais as companhias aderem a essa facilidade, mesmo que alguns gestores ainda se oponham. A resistência a novas tecnologias é sempre uma característica de líderes que pensam nos custos para implementação de um novo processo de trabalho sem – no entanto – tentar entender os benefícios trazidos por essa inovação.

O artigo de hoje serve, portanto, para desmistificar muitos pontos nebulosos acerca da Intranet, tentando explicar de maneira direta e objetiva as vantagens dessa forma de comunicação interna. Acompanhe com atenção os tópicos principais a seguir.
 

1. Estabeleça na sua mente a diferença entre informação e conhecimento
Informação são dados isolados, enquanto conhecimento é a teia que você forma com esses dados, a partir do seu raciocínio. Por exemplo: você pode saber o quanto sua empresa cresce ao ano, mas se não relacionar esse dado a outros indicadores, como o crescimento do mercado em geral, você não conseguirá estabelecer um parâmetro para criação de metas.

É fundamental, portanto, correlacionar informações de diferentes fontes, para que conhecimento seja gerado. E qual a melhor forma de fazer isso? Correto: a partir da Intranet.

A Intranet é uma plataforma de comunicação interna, exclusiva e confidencial de um grupo. A partir dela seus funcionários podem, por exemplo, interagir e postar informações acerca de um projeto em andamento. Ao facilitar a interação das pessoas em um ambiente onde teoricamente não há hierarquias (o que facilita a liberdade de expressão) a sua empresa ganhará no quesito inovação. A razão é simples: empregados dos mais diferentes setores, cidades ou até mesmo países podem discutir sobre os processos de trabalho da empresa, os problemas em aberto e muitos outros pontos fundamentais. Portanto, ao oferecer um ambiente salutar, acessível e ágil para discussões, será criado um canal propício para geração de novas idéias, o que facilitará o desenvolvimento coletivo de novos processos, produtos e serviços, destacando sua companhia no quesito inovação.
 

2. Lembre-se da famosa máxima: “quem não se comunica, se trumbica”
Quantos erros que tomaram grandes proporções poderiam ser evitados se os envolvidos sentassem por cinco minutos para discutir o problema? No entanto, isso não acontece porque em meio à rotina puxada de trabalho muitos profissionais acabam se concentrando nas próprias tarefas, se esquecendo de remar para o mesmo lado.

A Intranet, portanto, pode evitar catástrofes. Basta – a partir dela – enviar uma mensagem para o colega de trabalho e todo o problema poderá ser resolvido de maneira rápida e eficiente, sem que ninguém desperdice tempo em reuniões improdutivas.
 

3. Saiba que o próximo beneficiado pode ser você
Além da comunicação, outro diferencial da Intranet é que ela funciona como um servidor de armazenamento de arquivos. A vantagem é que eles ficarão guardados na nuvem, podendo ser acessados a qualquer momento, mediante seu login.

Dessa maneira, os profissionais podem acessar e mostrar ao cliente a apresentação institucional, mesmo que a reunião tenha surgido de surpresa. Além disso, há a garantia de que é possível acessar os arquivos a partir de qualquer lugar do mundo, o que facilita quando os executivos estão em outros países, visando parceiros internacionais. Sem contar – claro – com a questão da segurança, já que pendrives podem ser infectados por vírus ou facilmente perdidos.
 

4. Requisite auxílio profissional
Já que cedo ou tarde sua empresa precisará de uma Intranet, comece desde agora a contar com os benefícios de uma plataforma exclusiva e segura, que melhora não apenas a comunicação entre seus funcionários, mas também o acesso a arquivos – a partir de diferentes locais.

Por fim, lembre-se: Intranet não é difícil de implementar e nem custa uma fortuna. Converse com a Labbo e entenda como formulamos um tipo de Intranet personalizado para o tamanho e as necessidades da sua empresa.

Esperamos o seu contato. Obrigado pela leitura!

pesquisa
redes sociais

posts relacionados

Nossa marca mudou!

Estamos preparando um novo site incrível para vocês. Fiquem ligados e em breve compartilharemos mais essa novidade.

Labbo, digital desde 2000.