Intranet: a importância da comunicação interna

A importância da comunicação interna: Mural da empresa, carta do presidente, jornal interno da companhia… o que todos esses materiais têm em comum? A resposta é simples: os três cuidam da comunicação interna de uma corporação.

Essa sempre foi uma necessidade das empresas, pois elas precisam de canais de contato com os funcionários, para informá-los sobre o que está acontecendo no ambiente profissional onde eles estão.

No entanto, assim como o jornal ganhou versões digitais e assim como as caixas postais perderam quase todo o seu espaço para a caixa de entrada de e-mails, o mural da empresa também ganhou uma versão digital. Trata-se da intranet, uma plataforma muito conhecida, sobre cujos benefícios falaremos a seguir.

 

Qual a importância da intranet para a comunicação interna das empresas?

 

1. A intranet é ágil e facilita muitos processos ao mesmo tempo

Imagine ter de fazer um comunicado importante sem a intranet. Ou você precisaria parar todos os trabalhadores ou esperar que eles parassem para ler o aviso no mural. Com a intranet é possível divulgar fatos empresariais importantes instantaneamente, um diferencial que conta muito principalmente para empresas que possuem sedes ou filiais em diferentes cidades, estados ou até países.

Além disso, lembre-se de que a inovação é uma das chaves para a sobrevivência de uma empresa. Portanto, se os funcionários tiverem em mãos as informações precisas e necessárias para desenvolver o trabalho isso servirá como um estímulo à proatividade.

 

2. A intranet integra diferentes áreas

Por limitação física, por atrito entre diferentes áreas ou mesmo por falta de tempo muitos projetos deixam de acontecer. Algumas vezes o prejuízo não é percebido, mas em longo prazo, quando o cronograma de metas é observado, pode-se notar que muito deixou de ser cumprido.

A intranet estabelece pontes entre os funcionários. Ela permite que projetos sejam discutidos instantaneamente, facilitando a cooperação e a coordenação. Reuniões (que ocupam espaço e tomam muito tempo da jornada de trabalho) podem ser evitadas, quando pontos específicos podem ser discutidos de maneira clara e direta a partir da intranet.

 

3. A intranet armazena documentos, possibilitando acessá-los remotamente

Importantes documentos ficam guardados no servidor da empresa. Mas e se alguém precisa deles no meio de uma reunião fora da companhia? Ou se – por algum problema técnico ou humano – o arquivo é deletado?

A vantagem da intranet é que ela guarda com segurança arquivos, relatórios, planilhas e quaisquer outros documentos. E a partir de apenas um login o funcionário pode acessá-los do lugar onde estiver, eliminando assim barreiras que por muitos anos atrapalharam a vida profissional.

Além disso, o custo para implementar e manter um servidor normalmente é alto. Portanto, a intranet se apresenta como a opção mais prática e econômica.

 

4. A intranet diminui custos e também impacto ao meio ambiente
Por disponibilizar várias informações importantes a partir da plataforma digital, torna-se desnecessário imprimir muitos documentos, fator que gera economia nas despesas, economia de espaços (com a ausência de arquivos físicos) e – mais importante – redução de impacto à natureza.

 

A intranet possui ainda muitas outras vantagens. Para saber mais, entre em contato com a Labbo Sistemas, que cuida do processo completo de implementação de intranet para empresas.

pesquisa
redes sociais

posts relacionados

Nossa marca mudou!

Estamos preparando um novo site incrível para vocês. Fiquem ligados e em breve compartilharemos mais essa novidade.

Labbo, digital desde 2000.