A importância da comunicação interna: Mural da empresa, carta do presidente, jornal interno da companhia… o que todos esses materiais têm em comum? A resposta é simples: os três cuidam da comunicação interna de uma corporação.

Essa sempre foi uma necessidade das empresas, pois elas precisam de canais de contato com os funcionários, para informá-los sobre o que está acontecendo no ambiente profissional onde eles estão.

No entanto, assim como o jornal ganhou versões digitais e assim como as caixas postais perderam quase todo o seu espaço para a caixa de entrada de e-mails, o mural da empresa também ganhou uma versão digital. Trata-se da intranet, uma plataforma muito conhecida, sobre cujos benefícios falaremos a seguir.

 

Qual a importância da intranet para a comunicação interna das empresas?

 

1. A intranet é ágil e facilita muitos processos ao mesmo tempo

Imagine ter de fazer um comunicado importante sem a intranet. Ou você precisaria parar todos os trabalhadores ou esperar que eles parassem para ler o aviso no mural. Com a intranet é possível divulgar fatos empresariais importantes instantaneamente, um diferencial que conta muito principalmente para empresas que possuem sedes ou filiais em diferentes cidades, estados ou até países.

Além disso, lembre-se de que a inovação é uma das chaves para a sobrevivência de uma empresa. Portanto, se os funcionários tiverem em mãos as informações precisas e necessárias para desenvolver o trabalho isso servirá como um estímulo à proatividade.

 

2. A intranet integra diferentes áreas

Por limitação física, por atrito entre diferentes áreas ou mesmo por falta de tempo muitos projetos deixam de acontecer. Algumas vezes o prejuízo não é percebido, mas em longo prazo, quando o cronograma de metas é observado, pode-se notar que muito deixou de ser cumprido.

A intranet estabelece pontes entre os funcionários. Ela permite que projetos sejam discutidos instantaneamente, facilitando a cooperação e a coordenação. Reuniões (que ocupam espaço e tomam muito tempo da jornada de trabalho) podem ser evitadas, quando pontos específicos podem ser discutidos de maneira clara e direta a partir da intranet.

 

3. A intranet armazena documentos, possibilitando acessá-los remotamente

Importantes documentos ficam guardados no servidor da empresa. Mas e se alguém precisa deles no meio de uma reunião fora da companhia? Ou se – por algum problema técnico ou humano – o arquivo é deletado?

A vantagem da intranet é que ela guarda com segurança arquivos, relatórios, planilhas e quaisquer outros documentos. E a partir de apenas um login o funcionário pode acessá-los do lugar onde estiver, eliminando assim barreiras que por muitos anos atrapalharam a vida profissional.

Além disso, o custo para implementar e manter um servidor normalmente é alto. Portanto, a intranet se apresenta como a opção mais prática e econômica.

 

4. A intranet diminui custos e também impacto ao meio ambiente
Por disponibilizar várias informações importantes a partir da plataforma digital, torna-se desnecessário imprimir muitos documentos, fator que gera economia nas despesas, economia de espaços (com a ausência de arquivos físicos) e – mais importante – redução de impacto à natureza.

 

A intranet possui ainda muitas outras vantagens. Para saber mais, entre em contato com a Labbo Sistemas, que cuida do processo completo de implementação de intranet para empresas.

#comunicação interna #facilitar processos #intranet