Esse é um dos temas mais recorrentes nas empresas, e também um dos que mais causam dúvidas e questionamentos. Enquanto alguns profissionais desconhecem o que significa intranet e extranet, outros conhecem os termos, mas possuem uma visão restrita ou errada acerca deles.

A boa notícia é que separamos o artigo de hoje para explicar o que é internet, o que é intranet e o que é extranet. Além disso, iremos cobrir também os usos de cada um.

Quanto ao primeiro termo, internet, não há muito que explicar. A internet é a famosa rede mundial de computadores, capaz de conectar diferentes pessoas de diferentes localidades, com objetivos diversos – desde ouvir músicas até fazer pesquisas. Profissionalmente, o que sua empresa deve extrair da internet é a capacidade de contar com um canal de comunicação com consumidores, aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 por ano.

Invista, portanto, em um site organizado e funcional, que posiciona bem sua empresa no mercado. Além disso, certifique-se de que a pessoa pode acessá-lo de qualquer dispositivo – tablet, smartphone, notebook.

Outra diretriz importante é investir em social media, criando contas profissionais nas principais redes – Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin. O importante nesse caso é adaptar a linguagem e a personalidade da empresa ao estilo de cada plataforma. Em resumo: fotos bonitas com hashtags inteligentes no Instagram, posts com fotos e não muito texto no Facebook, mensagens sucintas com links curtos no Twitter e atualizações pertinentes no Linkedin – esse é o lugar certo para postar artigos profissionais, mostrando todo o know-how da sua empresa.

Agora vamos à Intranet, cujo princípio é o mesmo da Internet: conectar pessoas de diferentes localidades a partir da rede. O diferencial nesse caso é que a intranet é uma rede com acesso restrito, apenas para quem faz parte de uma comunidade. No seu caso, a comunidade será sua empresa.

Por que, portanto, investir em uma Intranet? Por segurança. É muito mais seguro salvar dados confidenciais e arquivos da sua empresa em uma rede fechada, criada por você, com acesso controlado. Alguns servidores de e-mail e alguns sites de armazenamento em nuvem até oferecem a possibilidade de guardar e compartilhar seus arquivos on-line. No entanto, algum erro – tanto humano (esquecer uma conta aberto em algum computador) ou da plataforma (ser alvo de um ataque virtual) – pode fazer com que vazem informações valiosas.

E por último, a Extranet, que funciona como a Internet e a Intranet, mas com a diferença de que é uma rede fechada, que permite acesso externo, ou seja, aberta para pessoas além da sua comunidade (empresa). Esse diferencial permite a criação de uma plataforma exclusiva para o seu negócio, conectando lojistas, funcionários, fornecedores, empresas terceirizadas e quaisquer outros tipos de parceiros de que você necessita no dia-a-dia empresarial.

Pela Extranet você poderá fazer pedidos, acompanhar relatórios e até mesmo promover vídeo-conferências, que são uma maneira muito mais rápida e prática de alinhar objetivos.

Seja qual for a sua necessidade, a Labbo está preparada para atender sua empresa e oferecer soluções pontuais e eficientes – para internet, intranet ou extranet.

#extranet #internet #intranet #Labbo #Sistemas #sistemas para empresas #sistemas web