Elaborar uma pauta pode ser mais trabalhoso do que gerar o conteúdo em si. Descobrir sobre o que falar às vezes demanda tempo e paciência, ao passo que discorrer sobre o assunto pode ser muito mais fácil, já que ele faz parte da sua área de atuação, na maioria dos casos.

Veja, por exemplo, um jornalista esportivo que precisa fazer uma matéria sobre o jogo de futebol de ontem. Ele já conhece os jogadores, o técnico, as pontuações de cada time na tabela e muitos outros dados importantes. Assim, na hora em que for redigir a matéria bastará apenas casar esse conhecimento específico com os acontecimentos da partida do dia anterior.

Agora, para o editor do jornal a tarefa é escolher o que irá virar notícia ou não. Ou seja: criar uma pauta. Esse trabalho é muito semelhante ao de gestores de conteúdo em blogs ou páginas da internet. Como selecionar temas que agradem e atraiam a atenção do público, para assim fazer uma pauta perfeita? Parece complicado, mas a boa notícia é que existem ferramentas que auxiliam você na criação da pauta. Selecionamos três essenciais a seguir. Acompanhe: 
 

1. SEM Rush
Ferramenta usada para monitorar seus concorrentes e extrair insights sobre os conteúdos abordados por eles. Siga o passo a passo:

  1. Cadastre-se no site www.semrush.com
  2. Coloque o site do concorrente que deseja pesquisar no formulário ao topo da página e clique em “Buscar”.
  3. No menu lateral localizado a sua esquerda, clique em “Pages”. Nesse momento serão exibidas as páginas internas do site do seu concorrente que mais geram tráfego. Aqui vale uma orientação importante: não copie os temas. Use os resultados para ver se os temas campeões de acesso também estão presentes na sua página. Caso não estejam, encontre uma abordagem original para eles e coloque-os na sua pauta. Lembre-se de contar com um profissional qualificado para desenvolver esse conteúdo para você.

 

2. Google Trends
Ferramenta do próprio Google, que disponibiliza a você resultados das buscas de usuários, de maneira organizada. Como usar? Acompanhe a seguir:

  1. Acesse o Google Trends (link para www.google.com.br/trends)
  2. Digite na barra de busca o que deseja analisar. Por exemplo: “dislike Facebook”.
  3. A ferramenta irá mostrar um gráfico, contemplando o número de buscas por aquele termo, de acordo com o passar do tempo. Dessa maneira você pode analisar se vale a pena ou não investir na criação de conteúdo sobre o que você está pensando.
  4. Para enriquecer sua pauta, analise o campo “Pesquisas relacionadas”. Nessa área o Google mostra palavras e termos que também estão relacionados a sua busca. Ainda usando nosso exemplo, do “dislike Facebook”, podemos descobrir que houve um aumento repentino na busca por “emoticon dislike Facebook”, sendo esses os termos que apresentarão maior resultado se usados no seu artigo.

 

3. Google Alerts
Essa é outra ferramenta muito interessante do gigante de buscas, que informa você tão logo um tema do seu interesse vira notícia. Com ele, fica muito mais fácil manter-se atualizado e criar a pauta perfeita. Veja como usar:

  1. Acesse o Google Alerts (link para https://www.google.com/alerts)
  2. Digite o assunto que você gostaria de ser notificado sempre que surgir algo novo.
  3. Insira seu e-mail. Ensinamento importante: clique em “Mostrar opções” para selecionar configurações como frequência de notificações, idioma, etc.

 

Isso foi só o começo.
Essas são três ferramentas que podem auxiliar você a criar uma pauta perfeita. No entanto, existem muitas outras. Para se aprofundar no assunto e saber mais sobre geração de conteúdo, entre em contato com a Labbo, agência especialista em Marketing Digital. Até a próxima!

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