Subir alguns degraus na escada dos buscadores e se tornar um dos primeiros resultados em sites de busca como o Google e o Bing, por exemplo, é algo que muitos empreendedores buscam. Os rumores sobre como conseguir isso são muitos, mas a realidade é uma só: não existe fórmula mágica, apenas muito esforço e dedicação para fazer uma otimização de sites bem feita. Conheça, a seguir, exatamente o que é a otimização e que ferramentas podem te ajudar a subir no ranking!
 

1. Para tirar todo o mistério, o que é otimização de sites?
Chamado de SEO (do inglês Search Engine Optimization) entre os profissionais da área, a otimização de sites consiste num conjunto de estratégias que têm por objetivo destacar a sua página como mais importante dentre os demais quando um usuário faz uma busca por palavras-chave na internet.

Para se mostrar mais relevante, seu site deve cumprir determinados requisitos que somente as empresas que estão por trás dos buscadores conhecem, mas é possível detectar alguns padrões e desenvolver melhores práticas, como é o caso do SEO, onde você identifica palavras-chave relevantes para o seu negócio e as utiliza em toda a estrutura do site, desde a programação, passando pelo conteúdo, pelos links internos e externos, imagens, vídeos e demais elementos.
 

2. Quais são as vantagens da otimização de sites para você?
Além de subir algumas posições nos mecanismos de busca, você pode notar ainda:

  • Uma elevação no tráfego do seu site, ou seja, o número de visitas cresce;
  • aparecem novos links externos apontando para o seu site;
  • ele se torna mais relevante para os mecanismos de busca;
  • o número de páginas visitadas aumenta, assim como as vendas.

 

3. Como fazer SEO
Você pode aprender diversas técnicas de SEO na internet, como inserção de keywords no código de programação do seu site e otimização dos links internos, contudo, a melhor estratégia sempre será trabalhar o SEO nos conteúdos produzidos, já que o Google, principal buscador online, está cada vez mais direcionando seus esforços para melhor classificar os sites que tenham informação de valor para os usuários.

Mas se você é empreendedor e tem outros afazeres que não podem esperar, contar com uma agência experiente para fazer a otimização do seu site pode valer muito a pena. Você conta com profissionais capacitados e, de quebra, tem tempo para se dedicar a outras atividades do seu empreendimento, sabendo que a otimização do seu site está em boas mãos.
 

4. E quais ferramentas você pode utilizar na otimização do seu site?
Já existem dezenas de ferramentas que auxiliam na otimização de sites para mecanismos de busca. A mais conhecida e utilizada é, sem dúvida, o Google Analytics, pois traz uma série de relatórios que contribuem para que você possa otimizar com qualidade todo o seu site. Aliado a ele você pode utilizar ainda a ferramenta Keyword Planner, que te ajuda a definir quais as melhores palavras-chave para trabalhar no seu SEO.

Fora as ferramentas do Google, você pode contar com:

  • O SEO Score, que verifica sua pontuação em relação ao SEO;
  • o Gerador de Meta Tags para criar meta tags mais eficazes;
  • SEO Toolbar, voltado para backlinks e pesquisas;
  • o SEOQuake, que verifica a densidade das suas palavras-chave;
  • Linkstant, que avisa sempre que alguém criar um link para o seu site, entre muitos outros.

Bastante coisa para aprender sobre SEO, não é mesmo? Continue acompanhando nosso blog e, se precisar, a Labbo é craque em fazer SEO, por isso conte com a gente!

 

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