Todo site precisa de visitantes para ter sucesso, senão, qual a vantagem de manter uma página na web? Sendo assim, é preciso descobrir estratégias que levem cada vez mais pessoas a acessar o seu site, criando relacionamentos e, assim, fidelizando sua audiência. Isso é possível através da melhoria do posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, em especial no Google, pois ele detém mais de 90% das pesquisas na internet no mundo todo. Mas como conseguir isso? Com um bom SEO! Confira nosso post e aprenda como melhorar o posicionamento da sua página nas buscas:

 

O que é SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca, como foi traduzido para o português. Trata-se de uma estratégia de escolha das melhores palavras para definir o seu negócio, tornando o seu site mais relevante nas buscas orgânicas.

Existem vários fatores que influenciam no posicionamento de um site nos resultados de busca, mas as empresas evitam divulgá-los para que haja uma livre concorrência. Contudo, é possível estabelecer melhores práticas, como a criação de conteúdo relevante e o SEO, que torna seu conteúdo mais amigável e importante através das palavras certas.

 

Onde aplicar o SEO?

O SEO é aplicável a praticamente tudo no seu site, como nos textos produzidos, nas imagens, vídeos, links internos, URLs e metatags, que são as informações colocadas no código HTML do site. Veja algumas estratégias para otimizar esses pontos:

  • Os textos produzidos devem conter as palavras-chave associadas ao seu negócio de maneira a torná-los mais facilmente encontráveis quando uma pessoa buscar um termo que tenha a ver com o seu produto ou serviço.

  • As imagens podem ser nomeadas com as palavras-chave, facilitando a busca por imagens que representem aquele termo.

  • Já as URLs e os links internos devem ser renomeados de acordo com o título da página ou artigo, facilitando o encontro das informações pelo internauta.

 

O que o SEO pode fazer pelo seu site

Os benefícios trazidos por uma boa estratégia de SEO são inúmeros, mas vamos retratar aqui os três mais importantes, apenas para que você saiba o potencial que esta estratégia tem para alavancar as suas vendas:

 

Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca

Ao investir em estratégias de SEO, você vai perceber a melhoria do posicionamento do seu site nas buscas orgânicas, ganhando visibilidade. Pesquisas afirmam que os primeiros colocados nos resultados de buscas orgânicas são os sites mais visitados e que, em geral, apenas os sites listados na primeira página de busca são visualizados. Os demais acabam ficando relegados a segundo plano.

 

Aumenta o tráfego do seu site

Com maior visibilidade, você acaba conquistando mais visitantes para o seu site, gerando tráfego de qualidade, que pode ser convertido em vendas mais facilmente. A vantagem do SEO é que ele traz a resposta que o seu cliente espera, facilitando na hora de decidir pela compra.

 

Aumento da taxa de conversão

Converter visitantes em clientes é um processo longo, mas que pode ser otimizado através de estratégias de SEO. Quando sua página aparece bem nas buscas, as chances de alguém que já está buscando pelo seu produto encontrá-la e fazer a compra pelo seu site são muito maiores.

 

Como medir os resultados

Toda estratégia que visa atingir um resultado deve ser acompanhada e medida, com o objetivo de sanar deficiências, fazer adequações quando necessário e comparar com outros dados e informações. No SEO não é diferente, e você pode fazer esse acompanhamento adquirindo uma ferramenta de monitoramento ou ainda contando com o trabalho de um profissional especializado.

Para acompanhar os resultados, você deve definir indicadores de desempenho para a sua estratégia, como aumento do número de visitas no site, tempo de permanência das pessoas, taxa de cliques em links e produtos, entre outros. Com os resultados em mãos, é só comemorar e manter o ritmo!

E você, ficou com alguma dúvida? Está pronto para otimizar a posição do seu site nas ferramentas de busca? Conte para a gente nos comentários!

#buscas #estratégias #página na web #SEO #Site #taxa de conversão #tráfego #visitantes