A Internet trouxe inúmeras mudanças para o mundo, principalmente na área do comércio. Ela permitiu a expansão da experiência de consumo e de relacionamento entre marcas e consumidores no ambiente virtual. Diante de novos tipos de compradores potenciais, os e-consumidores, as empresas passaram a desenvolver novas técnicas e estratégias de mercado, a fim de conquistar mais público e aumentar suas vendas.

Uma dessas novidades – das mais eficientes – é o Branded Content. Você sabe o que é isso e como funciona? Descubra no texto a seguir!

 

O que é Branded Content?

Esta expressão em inglês, na verdade, abriga uma importante evolução do marketing digital, que em português poderia ser traduzido como marketing de conteúdo. Ela estabelece uma relação direta com os clientes por meio das mídias virtuais. A ideia principal está em criar conteúdos relevantes para o público, que passa a interagir mais com a marca, ter maior engajamento e fortalecer a identidade e os valores da empresa com a qual o cliente está se relacionando, de alguma forma, seja nas redes sociais, em um blog ou no site da empresa.

O conteúdo deve ser útil para o consumidor, mas não necessariamente deve falar apenas sobre os produtos da marca, e sim estimular a atratividade de leads para a página da empresa com informações úteis, de modo a colocar aquele website como referência nos assuntos que aborda. A geração de leads é um dos grandes segredos do Branded Content.

 

Mas, o que é geração de leads?

Dentro do Branded Content, um lead significa uma pessoa que entra em contato com a marca, através de algum meio digital, interessada naqueles assuntos ou conteúdos publicados. Ela pode ter baixado um e-book oferecido pela empresa, ter assinado sua newsletter, preenchido um formulário, ou simplesmente costuma passar periodicamente nas páginas da empresa, tal qual um visitante assíduo do material fornecido ou divulgado pela marca. Com o tempo de relacionamento, esses leads podem ser transformados em prospects, ou seja, em possíveis clientes para os seus produtos. A partir disso a marca pode qualificar esses contatos iniciais, até efetivamente concretizar uma venda e convertê-los em customers.

 

E como faço para gerar mais leads?

Da mesma forma que existem técnicas para atrair os clientes em potencial para uma página da marca na Internet, existem ferramentas para incentivar a interação dos visitantes que passam os olhos nos websites. A geração de leads não depende somente da publicação de um bom conteúdo online e de campanhas publicitárias criativas e de forte impacto visual, mas de incentivos que façam o usuário interagir com a empresa.

Um dos recursos mais eficazes nesse contexto é o call-to-action (CTA). Isso diz respeito a banners, botões com frases imperativas e comandos com links, que ajudam o visitante a navegar nas páginas da empresa, fazendo exatamente o que se espera dele: uma chamada para a ação, literalmente, que vai levá-lo, inevitavelmente, a obter mais informações sobre a marca e os produtos que vende. Há muitos estudos sobre cores, formatos e posicionamentos dessas ferramentas de CTA – no topo da página, no final do artigo, na barra lateral do website, entre outros –, de modo a reconhecer o que seria melhor e chamaria mais atenção do visitante.

Se sua empresa já está na Internet, você precisa não só entender, como também colocar em prática o Branded Content. Certamente você verá sua fatia de mercado e o relacionamento com os clientes online. Dessa forma, eles poderão não apenas ler sua marca, mas consumir sua marca – o que vale muito mais!

Você já usa estratégias como essa em sua página de Internet? Conte para a gente nos comentários!

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