A presença online, apesar de ser uma das melhores estratégias de posicionamento de marca no ambiente digital, ainda assusta muita gente que não tem afinidade com as redes sociais. Isso se deve ao desconhecimento das oportunidades de negócio geradas por essas plataformas, bem como do público que lá habita.

O posicionamento de marca nas redes sociais deve obedecer às características de cada uma delas, contudo, existem alguns passos que podem ser seguidos para todas. Confira!

 

1. Conheça o seu público

Investigar em quais redes sociais o seu público se concentra, como costuma interagir, quais são seus hábitos e o que os atrai e instiga é o primeiro passo para que você se posicione bem nas redes sociais, afinal, é com eles que você precisa dialogar.

 

2. Defina os canais

Já são dezenas de redes sociais espalhadas pelo mundo, mas será que você precisa estar em todas elas? Será que precisa estar nas mais comentadas? Tendo seu público bem definido, chega a hora de listar em quais redes sociais você vai interagir.

É fato que o Facebook ocupa uma posição de destaque e não pode ficar de fora do seu posicionamento de marca, mas avalie quais redes sociais são mais importantes para o seu negócio e foque-se nelas.

 

3. Crie conteúdo rico

O marketing de conteúdo é essencial para o posicionamento de marca nas redes sociais, já que é ele quem movimenta as interações, comentários e compartilhamentos. Desenvolva conteúdos únicos e bem estruturados, que saltem aos olhos do seu público e despertem o interesse imediato.

 

4. Tenha uma linha editorial

Como você pretende interagir com as pessoas nas suas redes sociais? De uma maneira descontraída, como dois amigos conversando, ou de maneira formal, visando destacar sua expertise no mercado? Definindo sua linha editorial, você poderá atingir com mais facilidade o seu público-alvo e obter resultados mais positivos com suas ações.

 

5. Humanize o contato

As redes sociais foram criadas para relações P2P (person to person, ou pessoa à pessoa). Mecanizar sua comunicação nas redes não ajuda a atrair mais seguidores para a sua marca, tampouco a posicionar a sua empresa de maneira estratégica no ambiente digital. Por esse motivo, procure estabelecer um contato mais humano, como se a sua marca fosse uma pessoa. Você pode até definir algumas características e criar uma persona para a sua marca, facilitando essa interação.

 

6. Seja referência

Quando você se torna referência sobre determinado assunto, as pessoas não pensam duas vezes em procurar a sua empresa para sanar algum tipo de dificuldade. Você pode posicionar a sua marca como referência no mercado através de:

  • Conteúdo relevante;

  • cases de sucesso;

  • ou, ainda, depoimentos de clientes que evidenciem suas qualidades.

 

7. Integre suas redes sociais a outras ferramentas

As redes sociais por si só trazem resultados, mas podem trazer muito mais se você integrá-las a outras estratégias e ferramentas de marketing digital, como o seu site, blog, links patrocinados e publicidade online.

As redes sociais são poderosas aliadas no posicionamento de marca, mas não se esqueça de que elas só serão efetivas se você tiver um planejamento bem estruturado, uma equipe com competências complementares e uma metodologia de monitoramento de resultados eficaz.

Se você ainda não tem essa estrutura, conte com a Labbo para fazer o seu posicionamento de marca nas redes sociais, somos especializados em transformar empresas em cases de sucesso!

#Labbo #marketing digital #posicionamento #redes sociais