Uma das dúvidas mais frequentes dos profissionais envolvidos com marketing digital é em relação à interpretação de dados. Isso se deve ao fato de que em poucos cliques é possível colocar no ar uma campanha usando ferramentas como Google Adwords ou Facebook Ads. No entanto, a dificuldade vem um pouco depois: como saber se meu investindo está gerando o retorno necessário? Como descobrir se novos visitantes estão se convertendo em leads? Como melhorar os resultados de vendas de uma campanha que já está no ar?

Solucionaremos esses pontos e outros a seguir. Acompanhe, portanto, com atenção os tópicos que separamos para você.
 

O funcionamento do funil de vendas

Entender o funil de vendas é fundamental para interpretar corretamente os dados de marketing digital. Tenha em mente o seguinte: a sua campanha irá atrair novos visitantes para sua página (seja ela um blog, e-commerce ou fanpage). Esse novo visitante pode gostar do que encontrou e virar um lead. E se ele efetuar uma compra ou contratar um serviço seu, vira um cliente.

Ou seja: visitante à lead à cliente. Entender esse princípio é fundamental, porque uma estratégia de interpretação de dados analisa separadamente cada etapa, para corrigir falhas e potencializar resultados.
 

Interpretação de dados de marketing digital – focada nos visitantes

  • O número de visitantes deve crescer todo mês.

A não ser que você corte algum tipo de investimento (assessoria de imprensa ou campanha com links patrocinados), o número de visitantes deve ser sempre superior ao do mês anterior.

Caso isso não esteja acontecendo, é sinal de que você está perdendo para um concorrente um espaço que já havia conquistado. É hora, portanto, de rever as palavras-chave adotadas para as campanhas, bem como analisar o retorno do investimento em parceiros (uma possível queda no fluxo de navegação deles pode fazer cair também o seu rendimento).

  • O aumento no número de visitantes deve gerar um aumento de leads.

Caso isso não aconteça, pode ser que a sua campanha esteja atingindo muitas pessoas que não são o target da sua marca/empresa. Ou seja: investimento feito nos lugares errados. Busque corrigir isso o quanto antes.
 

Interpretação de dados de marketing digital – focada nos leads

Mais leads significa mais clientes, correto?

Não necessariamente. Esse é um ponto que gera confusão e explicamos o porquê. Para que um lead se transforme em um cliente, é necessário atrelar uma venda ou contratação de um serviço a ele. No entanto, esse processo pode levar mais de um mês. Sendo assim, muito possivelmente os clientes que você tem em sua base hoje são frutos de leads conquistados ao longo de vários meses anteriores.

Como fazer, então, uma interpretação assertiva? Foque em longo prazo. Analise períodos maiores de tempo (de dois meses a um ano), comparando a relação entre o número de leads e o número de clientes que você possuía.

Se o número de vendas aumenta mesmo quando o número de leads permanece o mesmo, é sinal de que você está conseguindo uma taxa de conversão mais eficiente. Analise o que foi feito de investimento em marketing digital durante esse período e busque estabelecer padrões para repetir esse sucesso.
 

Interpretação de dados de marketing digital – focada nos clientes

A última etapa do funil de vendas é a mais importante, porque está diretamente relacionada ao seu faturamento.

Como sabemos, apesar das vendas na internet acontecerem o ano todo, existem períodos em que elas acontecem com maior frequência (datas comemorativas e fim do ano). Ou seja: é possível que você conquiste espontaneamente novos clientes durante essas épocas.

A orientação é que para uma interpretação correta você busque entender quando e por que novos clientes foram conquistados ou perdidos, ao longo do restante do ano. Não foque tanto na conversão de leads para clientes, e sim no número de clientes por mês, dividido pelo investimento feito. Com essa fórmula você poderá saber quanto precisou investir para que cada venda fosse efetivada, ajustando assim seu plano de marketing digital.

Esperamos que tenha apreciado a leitura. Esse conteúdo foi trazido a você pela Labbo, agência especializada em Marketing Digital. Entre em contato e descubra como essa e muitas outras estratégias on-line podem potencializar o rendimento da sua empresa.

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