Sua empresa sabe da importância de utilizar infográficos para melhor compreensão das informações? No post de hoje: Como fazer um infográfico?

Informação não é conteúdo e conteúdo não é informação.

Na internet está disponível muita informação. Isso significa que todos que acessam a rede possuem a chance de ficarem mais inteligentes? Não necessariamente. Informação é um dado isolado, sendo que conteúdo é o conjunto combinado desses dados. Para exemplificar melhor: informação é como se fosse uma estrela no céu. Conteúdo é a constelação a que essa estrela pertence.

Portanto, para fazer um estudo astrológico completo é necessário conhecer cada estrela, mas mais do que isso, é necessário conhecer também as constelações, que são um agrupamento de estrelas.

Ainda usando dessa metáfora, o problema que muitas empresas encontram atualmente é que todos os consumidores querem apreciar a beleza do céu, mas nenhum deles quer estudar as constelações. Ou seja: todos buscam maneiras rápidas de satisfazer sua busca por informações, sem se preocupar em construir conhecimento.

Como lidar com essa demanda? Simplificando o conhecimento, a partir da fragmentação dele em pequenas doses, ou seja: construindo um infográfico.

Infográfico é um material que combina texto e imagens de maneira organizada, para repassar de forma ágil e visual um grande pacote de informações de apenas uma vez.

Por exemplo: digamos que sua empresa fabrica camisas sociais de altíssima qualidade, a partir de um processo complexo que leva vários dias. Isso com certeza é um diferencial que precisa ser levado ao consumidor para que ele – com esse conteúdo – passe a espalhar esse aprendizado a outras pessoas, gerando publicidade boca-a-boca.

Se você criar um texto longo sobre esse tema, muito possivelmente ele passará despercebido na internet. No entanto, se você transformar esse material em um infográfico, as probabilidades de que ele seja lido e até compartilhado são muito maiores.

infolabbo_infograficos

Quais são, portanto, as dicas básicas para construção de um infográfico?
 

1. Seja rápido.
Imagine que um infográfico é uma seleção de Tweets. Ou seja: se houver tópicos com texto, eles devem ter no máximo 140 caracteres. Sempre há uma maneira mais simples e curta de se dizer algo, lembre-se disso.
 

2. Seja visual.
Quanto mais texto você puder substituir por imagem, melhor. Não tenha medo de ser didático; para saber se a informação está clara o suficiente, um bom exercício é pensar: uma criança entenderia essa informação com clareza?
 

3. Contrate profissionais.
Um bom design é o maior diferencial de um infográfico. Saber combinar tipografias, cores e imagens é essencial. Por isso, depois de selecionar e decupar as informações importantes, conte com o auxílio de um profissional para apresentar suas informações da forma mais atraente possível.

A Labbo é especialista em Marketing Digital, atuando na geração de conteúdo a partir de textos ou infográficos. Entre em contato e descubra como essas e outras estratégias podem potencializar a sua marca ou empresa.
 

#infográfico #Labbo #marketing digital