Alcance, relevância e segmentação. São esses os três pontos que determinam o sucesso de uma estratégia de mídia. E talvez sejam eles também a explicação do sucesso do Facebook Ads, o canal de comunicação que tem dominado as planilhas de mídia de muitas empresas e agências.

No artigo de hoje falaremos sobre ensinamentos elementares e avançados sobre essa ferramenta, oferecendo a você um panorama abrangente e direto que muito ajudará nas estratégias profissionais do dia-a-dia. Acompanhe com atenção o passo-a-passo:
 

1. Noções para posts patrocinados
Sempre que for criar a arte de um post, prepare-a pensando que ele seria patrocinado. Assim você poupa tempo de uma possível refação e não precisa deletar o post que já estava com interações.

Os ensinamentos são:

  • Faça títulos breves e objetivos.

O Facebook permite que apenas 20% do espaço da peça seja tomado por texto. Para conferir essa porcentagem você pode usar uma própria ferramenta da rede social.

  • Escolha imagens com o mesmo critério que você usaria para uma revista

Evite fotos que sejam desagradáveis ou polêmicas demais. O Facebook pensa sempre em oferecer uma plataforma segura e amigável para o usuário e mensagens que atrapalhem essa relação não serão bem vistas.

  • Cuidado com o “clique aqui”

Assim como o Google, o Facebook não deixa que você use um espaço da sua peça como call to action. Ou seja: evite simular botões ou links na sua imagem.

  • Seja honesto

Evite afirmações que podem não ser 100% verdadeiras. Use com cautela os imperativos, até mesmo porque a publicidade hoje está muito mais focada no tom “conselho de amigo” do que no “ordens do chefe”. Ou seja: valorize uma comunicação amigável, em vez de uma mensagem impositiva. Assim há menos chances de que o Facebook e os usuários classifiquem suas peças como abusivas.
 

2. Use a segmentação a seu favor
Saber quem é o seu público é essencial. Se você possui uma idéia acerca das pessoas que usam seus serviços ou compram seus produtos, mas não sabe bem ao certo quem eles são, quantos anos possuem, qual música gostam, que tipo de livro lêem, invista em uma pesquisa.

É melhor colocar tempo e um pouco de dinheiro no entendimento do público-alvo, porque é essa informação que norteará toda a estratégia da campanha no Facebook Ads. A orientação é que valorize os três pontos a seguir, que são os principais da ferramenta:

  • Sexo

Escolha direcionar a campanha apenas para homens ou mulheres, de acordo com seu público prioritário.

  • Faixa etária

A não ser que seu produto seja uma Coca-cola, que é consumida por todas as idades, é sempre bom segmentar o anúncio a partir da idade do público-alvo.

  • Localização

A escolha da praça, ou seja, onde você quer que seu anúncio seja exibido (cidades/estados).
 

3. Analise as métricas e monitore as conversões
Existem maneiras de monitorar o retorno de cada anúncio. Você pode fazer isso manualmente ou a partir de códigos de programação, inseridos na própria ferramenta do Facebook.

Como essa é uma opção mais avançada, sugerimos que entre em contato com a Labbo, que ensina como analisar com eficiência o resultado das campanhas no Facebook Ads, prestando uma assessoria completa em diversas áreas do Marketing Digital. Obrigado pela leitura!

 

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