Essa é a segunda parte do artigo que começou aqui, abordando os métodos para verificar o rendimento das suas ações on-line, a partir do estudo do valor de cada lead na sua estratégia de mídia digital. Se você ainda não conferiu, clique no link acima para entender o contexto e as primeiras situações levantadas, finalizando a leitura nesse artigo de hoje.

Nessa etapa final, será explicado o funcionamento do cálculo dos leads, apoiados na venda. O primeiro formato abordado será o LPV – Leads por venda, sendo logo seguido pelo CPV – Custo por venda.
 

1. Leads por Venda ou LPV
Voltando ao exemplo do nosso jantar, citado no primeiro artigo, digamos que o seu objetivo ao organizar essa confraternização seria o de aumentar seu networking. O cálculo de Leads por Venda permite que você descubra quantos convidados precisa chamar para que um deles vire uma pessoa do seu círculo de relacionamentos, ou – em outras palavras – quantos leads a empresa precisa para fechar uma venda. Como fazer isso?

O primeiro passo é criar e manter atualizada uma tabela com o histórico de venda, para que depois de um tempo você possa tirar uma média e traçar um paralelo entre vendas vs. Leads.

Digamos que em um determinado período, escolhido para análise, a empresa que citamos anteriormente descobriu que finalizou com sucesso 40 vendas. Se lembrarmos, veremos que no exemplo 1 a empresa conseguiu conquistar 400 leads a partir daquela estratégia.

Portanto, cruzando os dados, poderemos concluir que de cada dez leads, um vira consumidor da empresa.

Ou seja, o LPV é de 10/1. Vale ressaltar que as sazonalidades e diversos fatores de macro e micro-ambiente podem interferir nas vendas, mas é sempre importante manter um controle que dependa exclusivamente de você.

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2. CPV ou Custo por Venda.
Essa é a última etapa de análise das métricas a partir das estratégias on-line desenvolvidas, e não é à toa que ela é a última: para finalizar o cálculo do CPV é necessário ter em mãos os outros cálculos que citamos anteriormente.

No entanto, apesar de parecer complicado, é muito simples. Voltemos ao exemplo do jantar. Para saber qual foi o valor investido em cada pessoa que agora faz parte do seu círculo de relacionamentos, a partir da estratégia do jantar, é necessário multiplicar o custo da entrada no restaurante (Custo por Lead) pela conversão de convidados em integrantes do seu círculo de relacionamentos (Leads por Venda).

Aplicando isso em uma fórmula, poderíamos teorizar que o Custo por Venda é equivalente à multiplicação do Custo por Lead pelos Leads por Venda. Usando os cálculos anteriores, que já foram resolvidos, a situação ficaria assim: CPV = R$ 12,50 (Custo por Lead) x 10 (Leads por Venda). Portanto, para finalizar uma venda foi necessário um investimento de R$ 125,00.

Esse cálculo é muito útil para analisar os investimentos feitos em mídias digitais. Lembre-se sempre de que os números não devem assustar você, e sim servir de parâmetro para que as próximas estratégias desenvolvidas sejam mais assertivas e lucrativas.

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