Sua empresa sabe como calcular o custo de um lead?

A exemplo de qualquer estratégia, é necessário calcular o retorno do seu investimento. A dificuldade para muitos profissionais de marketing é determinar especificamente quanto custará cada lead, porque o restante do processo já é bem conhecido: concentrar conteúdo de qualidade na página on-line, aumentando o número de pessoas que a visitam e torcendo para que elas se transformem em leads.

Separamos, portanto, esse artigo em duas partes, explicando como deve ser feito o cálculo de quanto cada lead custa a você. Nessa primeira parte será explicado como é descoberto o valor de cada lead a partir das métricas de CPL e CPC. Na segunda e última parte serão abordadas as métricas de CPV e LPV.
 

1. CPL ou Custo por Lead
O método mais fácil para entender essa métrica é pensar em um jantar. Muitas pessoas foram convidadas (visitantes), mas apenas algumas efetivamente foram (leads). Portanto, o que deve ser feito é analisar o valor total da conta (sua receita de investimento) e dividir entre o número de pessoas que estiveram no jantar (leads). Dessa maneira é possível descobrir qual foi o valor médio pago por convidado, ou seja, quanto cada lead custou a você.

Por exemplo: imagine que uma empresa escolheu o Google AdWords como parte da estratégia on-line planejada. Em um primeiro momento, o valor investido nessa plataforma de publicidade foi de R$ 5.000,00. Foram alcançados 2.000 cliques, que resultaram em 400 leads. Portanto, dividindo o montante total da receita pelo número de leads chegaremos ao resultado de R$ 12,50 por lead.

Existem duas maneiras de melhorar esse valor: quantidade e qualidade. Formatando corretamente o texto do AdWords e usando termos e palavras-chave essenciais é possível aumentar o número de cliques, o que possivelmente levará a um número maior de leads.

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Quanto à qualidade, é necessário investir no conteúdo da sua página, para que a conversão em leads seja mais eficiente. Textos bem escritos e conteúdo original sempre são um grande diferencial.
 

2. Custo por Clique ou CPC
Essa é uma das estratégias mais conhecidas de mídia. Pense que cada clique é uma pessoa no jantar que você está bancando, com o diferencial de que a entrada é paga assim que elas entram no restaurante. No entanto, alguns cuidados: se você não enviar seus convites para as pessoas certas, haverá muitos convidados que não estão interessados em você, chegando ao evento por engano. A melhor maneira de valorizar seu investimento é cuidando do convite, ou seja, sendo criterioso com o que você irá destacar para chamar as pessoas ao seu site.

Calcular o Custo por Clique é fácil, como o próprio nome diz. Se a empresa do exemplo anterior fizesse o investimento de R$ 5.000 na estratégia de mídia de Custo por Clique, e conseguisse alcançar 3.500 cliques, cada clique saiu pelo valor de R$ 1,42.

A partir desse valor é possível definir para onde irá sua estratégia de publicidade on-line.

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Conte com a Labbo para traçar os melhores caminhos em mídias digitais e não deixe de acompanhar a segunda parte desse artigo que será publicado amanhã!

 

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