Ter um site responsivo, com conteúdo atualizado constantemente são itens indispensáveis para uma estratégia de marketing digital. Mas como atrair tráfego para os sites?

Durante a época da Copa do Mundo na África do Sul, um ponto muito discutido foi sobre o investimento que o país estava fazendo na construção de grandes estádios, sendo que após o evento esses lugares ficariam vazios ou abandonados, já que a nação não possui tradição no esporte a ponto de levar dezenas de milhares de pessoas para ver um jogo da equipe local.

Ou seja: se não há público, não há motivo para grandes investimentos em atrações, seja do tipo que forem. Esse princípio você deve levar também para o universo digital, principalmente na hora em que for cuidar do seu site ou do site da empresa para a qual você trabalha.

Portanto, a primeira dica antes de ensinarmos como atrair tráfego para o seu site, é cuidar da manutenção do domínio virtual com o mesmo cuidado que você dedicou à criação dele.
 

Dica número 1: invista em (boa) geração de conteúdo

As pessoas não chegam à banca de jornal para comprar o exemplar do dia anterior. O que isso significa? Que o que atrai as pessoas é a possibilidade de descobrirem algo novo, que não sabiam.

Se o blog ou site que você se dedica não é atualizado com frequência, há dois problemas: o público fiel deixará de retornar e novos leitores não chegarão até você. Esse é um dos problemas que mais causa queda no tráfego do seu site.

A atualização não precisa ser diária. Às vezes é preferível fazer postagens espaçadas, mas cujo conteúdo seja inédito, aprimorado e detalhado – diferencial que conta muito na internet, já que várias páginas replicam conteúdo a partir de control C + control V, fazendo plágio de materiais e decepcionando o visitante ao oferecer a ele um conteúdo que já havia encontrado.
 

Dica número 2: encontre parceiros para disseminar suas mensagens

Um ditado diz que um homem apenas morre de verdade quando ninguém mais pronuncia o seu nome. O mesmo vale para o seu site: se ninguém digitá-lo, tecnicamente você está morto no mundo digital.

Assim como na vida real, no mundo virtual as relações são fundamentais. Elas ajudam a atrair tráfego para o seu site, com o diferencial de que você está sendo indicado por quem entende do assunto.

Portanto, descubra quais são os sites e blogs cujo conteúdo se relaciona com o seu. Entre em contato com eles, sempre de forma educada (Lembre-se de ler com atenção o conteúdo da página, tecendo comentários sobre as matérias. Críticas construtivas são sempre valorizadas, porque ajudam a melhorar a qualidade dos posts). Peça uma visita ao seu site e deixe para um segundo momento a oferta da parceria. Estabelecer uma relação de confiança antes é essencial.
 

Dica número 3: espalhe a sua mensagem pelas redes sociais

Se você tiver boas sementes nas mãos, é preciso semeá-las. Portanto, assim que você finalizar um post ou uma atualização importante no seu site, convide o público para conferir. Crie uma mensagem que deixe um suspense no ar, atiçando a curiosidade das pessoas, o que quase sempre resulta em um clique.
 

Dica número 4: monitore e aprimore

Confira as estatísticas do seu site a partir das ferramentas adequadas e faça os ajustes. Por exemplo: se a pessoa permanece pouco tempo na sua página, provavelmente o conteúdo precisa ser melhorado; se as pessoas chegam apenas por meio de links de outras páginas, é o momento de investir mais em SEO.

Atrair tráfego para o seu site é uma tarefa constante e trabalhosa. A boa notícia é que você pode começar a perceber os resultados dentro de muito pouco tempo. E para saber mais sobre o assunto, ou contar com uma ajuda profissional para esse e outros temas digitais, entre em contato com a Labbo, especialista em estratégias e soluções on-line.

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