Aumente suas vendas com redes sociais

São bilhões de pessoas transitando diariamente pelas redes sociais, comentando, compartilhando conteúdos, curtindo postagens e interagindo a todo momento com dezenas de pessoas e marcas. Nesse ambiente, não há o sentimento de posse sobre nada: tudo é repartido, e o que define esse espaço é justamente o seu alto poder de colaboração.

Por esse motivo, muitas empresas estão nas redes sociais: para ter visibilidade, interagir com seus clientes e, inclusive, aumentar as vendas. O contato entre a sua marca, seus clientes mais fiéis e até seus clientes em potencial pode, comprovadamente, te ajudar a alavancar as suas vendas, desde que você utilize as redes sociais a seu favor.

Quer aprender como? Então não deixe de conferir nosso post de hoje!

 

1. Estabeleça sua presença digital

Se você ainda não está nas redes sociais, está perdendo tempo e dinheiro. E, se já está, mas suas ações têm sido esporádicas, você também está sendo prejudicado. Redes sociais têm tudo a ver com interação, relacionamento e movimento. Isso significa que você deve estar lá todos os dias, o máximo de tempo possível.

Somente com assiduidade você consegue estabelecer contato com seus clientes e seguidores, ofertar-lhes conteúdo de valor e evidenciar a sua marca na internet. Esteja presente, pois, com certeza, o seu concorrente está.

 

2. Produza conteúdo de alto valor agregado

Não há dúvida de que a internet é o lar de muitas informações superficiais e até mesmo falsas, mas você não precisa (e nem deve) ajudar a propagar isso pela rede. Produza conteúdos de alto valor agregado, que possam contribuir para que o seu cliente conheça melhor o seu mercado de atuação.

Você pode começar pela solução de alguns problemas mais comuns, pode ofertar e-books, whitepapers, infográficos, vídeos e muitos outros tipos de conteúdo para que o consumidor sinta segurança ao comprar algo de você.

Esses conteúdos, quando divulgados através das redes sociais, geram interações, como comentários e compartilhamentos, ampliando o alcance da sua marca na rede e, consequentemente, aumentando suas vendas.

 

3. Use todo o potencial das redes sociais

As redes sociais mais utilizadas para atrair e reter clientes atualmente são o Facebook, o Twitter e o Instagram. Cada uma delas tem suas características próprias e podem contribuir para as vendas de formas diferentes. Confira:

 

4. Facebook

O Facebook ganhou rapidamente o gosto de internautas bem como de empresas, pois possibilita várias formas de interação: desde postagens, compartilhamentos, criação de fanpages, até publicidade paga.

No “modo econômico”, você pode utilizar o conteúdo de valor já criado para compartilhá-lo na rede social e, assim, obter maior visibilidade para a sua marca, como também ingressar em grupos de interesse e estabelecer um bom networking. Pode, ainda, criar uma fanpage para a sua empresa e convidar as pessoas para curtirem a página e receberem suas atualizações.

A fanpage é a melhor forma de divulgar o seu negócio e obter resultados com vendas, pois através dela você pode direcionar seus seguidores para o seu site, blog ou ainda uma landing page, criando diversas formas de interação a partir da rede social. Também é possível, no Facebook, conhecer melhor o seu público-alvo e construir estratégias mais assertivas de marketing, focadas no que os seus clientes realmente desejam.

Se você tem um certo orçamento para investir, potencializar suas vendas no Facebook fica muito mais fácil através da publicidade paga. Na rede social, você escolhe o tipo de anúncio que deseja:

  • Aquele posicionado na barra direita lateral do feed de notícias do usuário;

  • um post patrocinado na linha do tempo dos usuários;

  • ou, ainda, uma recomendação da sua página para os usuários.

As possibilidades são muitas, e, se você tiver tempo e paciência, pode aprender muito lendo a ajuda do Facebook sobre este assunto. Caso contrário, você pode contar sempre com uma empresa especializada para elaborar e colocar em prática suas estratégias de marketing digital para aumentar as vendas.

 

5. Twitter

O microblog mais badalado da internet tem seu potencial voltado para o atendimento P2P, ou seja, pessoa a pessoa, dando à sua empresa a possibilidade de abrir um canal efetivo de comunicação com seus clientes e prospects.

A palavra de ordem continua sendo postar conteúdo relevante para a sua audiência, criando laços na rede social e conquistando muitos seguidores. Quando você tem um perfil extremamente bem visto no Twitter, suas outras plataformas também começam a receber mais visitas, já que todo mundo quer ter acesso a outras postagens interessante.

No Twitter, também é possível trabalhar a publicidade paga para ter maior alcance e audiência, elevando seus resultados de vendas. Você pode utilizar os Trending Topics Patrocinados, que são palavras-chave mais comentadas na rede social. Pagando para ter esse serviço, você coloca sua empresa em evidência e passa a fazer parte de uma lista seleta de assuntos mais comentados.

Você pode ainda investir no Promoted Accounts, ou seja, você aparece como sugestão para que outros usuários o sigam no Twitter. É uma maneira de fazer com que sua empresa seja conhecida, atingindo pessoas que tenham a ver com o seu perfil de mercado.

 

6. Instagram

Promover a sua marca através de vídeos e imagens parece difícil? Depois que você conhecer o Instagram, essa ideia vai mudar. Nessa rede social, o foco é o visual, despertar o interesse da sua rede de contatos através do feeling, muito mais do que pelas palavras.

Aqui você pode abusar do storytelling, ou seja, contar histórias através de imagens, conquistando o interesse das pessoas e potencializando suas vendas. Você pode apresentar seus produtos e serviços de uma maneira inovadora, falar sobre eles e utilizar as hashtags para evidenciá-los na rede social. No Instagram, você humaniza a sua marca e a torna real para o consumidor, ganhando em credibilidade e confiança.

Apesar de, até o momento, não apresentar nenhum tipo de recurso pago para que as empresas se destaquem, a promessa é de que, em 2015, o Instagram – que também pertence ao Facebook – adote as mesmas estratégias de publicidade da rede social número 1 do mundo e passe a ter posts patrocinados.

E você, como tem usado as redes sociais para interagir com seus clientes? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente pelos comentários!

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